E foi lançado o Proxmox Backup Server 2 com base no Debian 11 e muito mais. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
Proxmox é uma empresa comercial que oferece produtos especializados baseados em Debian, notavelmente Proxmox Virtual Environment e Proxmox Mail Gateway.
O Proxmox Virtual Environment é uma plataforma de virtualização de código aberto para a execução de dispositivos virtuais e máquinas virtuais.
Já o Proxmox Mail Gateway é um gateway de e-mail com recursos anti-spam e antivírus. Os produtos são oferecidos como downloads gratuitos com suporte pago e opções de assinatura.
Recentemente, a empresa publicou o Proxmox Backup Server, a sua solução para backups. O Proxmox Backup Server é uma solução de backup empresarial para fazer backup e restaurar máquinas virtuais, contêineres e hosts físicos.
O software cliente-servidor oferece suporte a backups incrementais totalmente desduplicados e reduz significativamente a carga da rede, o espaço de armazenamento necessário e, como resultado, o custo total da infraestrutura.
O servidor de backup da Proxmox vem com todas as ferramentas essenciais de gerenciamento, bem como uma interface de usuário fácil de usar e baseada na web. Isso permite o gerenciamento simples e imediato do servidor, seja por meio da linha de comando ou de um navegador da web padrão.
Ele se integra perfeitamente à plataforma de gerenciamento de virtualização Proxmox Virtual Environment (Proxmox VE), permitindo aos usuários simplesmente adicionar um servidor como um novo destino de armazenamento.
O Proxmox Backup Server é uma solução de backup empresarial gratuito e de código aberto para backup e restauração de máquinas virtuais, contêineres e hosts físicos. É especialmente otimizado para a plataforma de virtualização Proxmox Virtual Environment e permite que você faça backup de seus dados com segurança, mesmo entre locais remotos.
O servidor de backup Proxmox é uma solução bare-metal baseada no Debian, com alguns recursos estendidos, como suporte para sistema de arquivos ZFS pronto para uso. Suporta backups incrementais, desduplicação de dados, compressão Zstandard e criptografia autenticada. O Proxmox Backup Server é a peça que faltava no quebra-cabeça para a criação de um ambiente de virtualização corporativo de código aberto completo.
O Proxmox Backup usa um modelo cliente-servidor. A ferramenta cliente funciona na maioria das distros Linux modernas e inclui ferramentas de gerenciamento e uma GUI baseada na web. Os administradores podem gerenciar o sistema por meio de um navegador da Web ou CLI. Depois de configurar a programação de backup, você pode ter certeza de que os dados não serão perdidos em caso de falha da mídia de armazenamento.
E agora, o desenvolvedor de software empresarial Proxmox Server Solutions GmbH (doravante “Proxmox”) anunciou o lançamento do Proxmox Backup Server 2.
Novidades do Proxmox Backup Server 2
A nova versão do Proxmox Backup Server 2.0 é baseada em uma nova versão principal do Debian 11 “Bullseye”, mas usando o kernel Linux 5.11 mais recente e incluindo OpenZFS 2.0.
O backup de fita Proxmox, que foi lançado como uma prévia da tecnologia no Proxmox Backup Server 1.1, agora está estável, fornecendo uma maneira fácil de copiar o conteúdo do armazenamento de dados para fitas.
Suporte para o padrão de protocolo aberto OpenID Connect, fornecendo Single Sign-On (SSO). É possível integrar servidores de autorização externos, seja usando serviços públicos existentes ou sua própria solução de gerenciamento de identidade e acesso, por exemplo, Keycloak ou LemonLDAP :: NG.
Integração total do Let’s Encrypt/ACME no back-end e no front-end, com plug-ins autônomo e DNS disponíveis. Isso permite que os administradores criem e implantem facilmente certificados válidos e confiáveis para seus domínios com a autoridade de certificação Let’s Encrypt.
Proxmox Backup Server 2.0 vem com gerenciamento de repositórios APT via GUI. O novo painel ‘Repositórios’ mostra um relatório de status detalhado, bem como uma lista de todos os repositórios configurados.
O novo painel fornece uma visão geral de todas as configurações do repositório de pacotes, avisa sobre possíveis configurações incorretas e permite que os usuários habilitem e desabilitem um repositório.
Suporte para restauração de arquivo único para VMs que usam ZFS ou LVM internamente. A restauração unificada de arquivo único foi estendida para oferecer suporte à restauração de arquivos de volumes LVM e zpools ZFS contidos em um arquivo VM.
Esta funcionalidade pode ser acessada na GUI do ambiente virtual Proxmox.
O Proxmox Backup Server 2.0 adiciona suporte para a configuração de um proxy HTTP para atualizações de pacotes e solicitações de verificação de assinatura.
Além disso, o instalador Proxmox agora melhorou a detecção de ISO. Agora ele pode detectar automaticamente as telas HiDPI e aumentar a fonte do console e a escala da GUI de acordo. A estrutura do ExtJS JavaScript também foi atualizada para a versão 7.0 da GPL mais recente.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Proxmox Backup Server 2
A imagem ISO do Proxmox Backup Server 2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux