E foi lançado o Proxmox Backup Server 2.3 com base no Debian 11.5 e muito mais. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.
Proxmox é uma empresa comercial que oferece produtos especializados baseados em Debian, notavelmente Proxmox Virtual Environment e Proxmox Mail Gateway.
O Proxmox Virtual Environment é uma plataforma de virtualização de código aberto para a execução de dispositivos virtuais e máquinas virtuais.
Já o Proxmox Mail Gateway é um gateway de e-mail com recursos anti-spam e antivírus. Os produtos são oferecidos como downloads gratuitos com suporte pago e opções de assinatura.
E o Proxmox Backup Server é uma solução de backup empresarial livre e de código aberto para fazer backup e restaurar máquinas virtuais, contêineres e hosts físicos seguindo o modelo cliente-servidor.
A pilha de software é escrita em Rust, pois o software é publicado sob a licença GNU AGPL, v3. Claro, também é especificamente otimizado para funcionar com o Proxmox Virtual Environment da mesma empresa.
Os administradores podem gerenciar o sistema por meio de um navegador da Web ou de uma interface de linha de comando. Portanto, depois de configurar o plano de backup, você pode ter certeza de que não perderá seus dados em caso de falha na mídia de armazenamento.
O software cliente-servidor oferece suporte a backups incrementais totalmente desduplicados e reduz significativamente a carga da rede, o espaço de armazenamento necessário e, como resultado, o custo total da infraestrutura.
O servidor de backup da Proxmox vem com todas as ferramentas essenciais de gerenciamento, bem como uma interface de usuário fácil de usar e baseada na web. Isso permite o gerenciamento simples e imediato do servidor, seja por meio da linha de comando ou de um navegador da web padrão.
Ele se integra perfeitamente à plataforma de gerenciamento de virtualização Proxmox Virtual Environment (Proxmox VE), permitindo aos usuários simplesmente adicionar um servidor como um novo destino de armazenamento.
E agora, o desenvolvedor de software empresarial Proxmox Server Solutions GmbH (doravante “Proxmox”) anunciou o lançamento do Proxmox Backup Server 2.3.
Novidades do Proxmox Backup Server 2.3
O Proxmox Backup Server 2.3 é baseado no Debian 11.5 (Bullseye) mais recente, mas vem com as versões 5.15 do kernel Linux como padrão estável e o kernel 5.19 como opcional, em oposição ao Debian 11 padrão, que vem com o kernel 5.10.
Começando pela novidade, destacamos a capacidade do Proxmox Backup Server 2.3 de podar namespaces. A remoção permite escolher quais instantâneos de backup você deseja manter sistematicamente. Anteriormente, você podia adicionar apenas um único agendamento por armazenamento de dados. Com a versão mais recente, o sistema de trabalho de remoção foi aprimorado para levar em consideração os namespaces.
O segundo novo recurso significativo nesta versão é o suporte Proxmox Offline Mirror. Ele permite que os nós do Proxmox Backup Server sejam mantidos atualizados e em execução, utilizando um espelho APT local para todas as atualizações de pacotes para projetos Proxmox e Debian.
Em outras palavras, mesmo que os nós do Proxmox Backup Server estejam atrás de firewalls corporativos sem acesso à Internet, você pode mantê-los atualizados usando repositórios de pacotes locais.
O recurso significativo final no Proxmox Backup Server 2.3 que abordaremos é a nova opção para enviar métricas para o InfluxDB, um banco de dados de série temporal (TSDB) de código aberto. Essas métricas podem incluir, por exemplo, médias de carga da CPU e porcentagens de IOwait, estatísticas de tráfego de rede, utilização do sistema de arquivos ou operações de armazenamento de dados IO.
Por último, mas não menos importante, o Proxmox Backup Server 2.3 incluiu correções de bugs e melhorias em muitos lugares.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Proxmox Backup Server 2.3
A imagem ISO do Proxmox Backup Server 2.3 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux