A empresa Proxmox anunciou o lançamento de uma nova versão de sua distribuição, Proxmox 5.2, baseada no Debian 9 “Stretch”. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
- Como instalar o VMware Player no Linux
- Wine 9.22 lançado com suporte à virtualização do modo de exibição
- Como instalar o QEMU PowerPC no Linux via AppImage
Proxmox Virtual Environment (VE) é uma plataforma de virtualização de código aberto para executar dispositivos virtuais e máquinas virtuais, com base no Debian.
Proxmox é um software completo de gestão de virtualização de servidor de código aberto. É baseado em virtualização KVM e virtualização baseada em contêiner e gerencia máquinas virtuais KVM, contêineres Linux (LXC), armazenamento, redes virtuais e clusters de alta disponibilidade.
Os recursos de classe empresarial e a interface web intuitiva do produto são projetados para ajudar o usuário a aumentar o uso de seus recursos existentes e reduzir os custos de hardware e administração de tempo – no negócio, bem como no uso doméstico.
Novidades do Proxmox 5.2
A plataforma de gerenciamento de virtualização de código aberto Proxmox 5.2 é baseada no Debian 9.4 e vem com um Kernel do Linux 4.15 atualizado e modificado.
Proxmox 5.2 possui suporte integrado para o recurso Let’s Encrypt que fornece certificados de segurança gratuitos.
O Proxmox 5.2 vem com novos recursos, como o pacote Cloud-init para automação de provisionamento de VM, um plug-in de armazenamento CIFS/SMB e o gerenciamento de certificados Let’s Encrypt por meio da interface gráfica do usuário.
A equipe de desenvolvimento Proxmox expande ainda mais a funcionalidade do cluster, possibilitando a criação e a configuração de clusters do Proxmox VE por meio de uma interface Web.
O Proxmox VE 5.2 agora suporta o Cloud-Init, um pacote de distribuição múltipla que lida com a configuração inicial de uma máquina virtual quando é inicializado pela primeira vez e permite o provisionamento de VMs que foram implantadas com base em um modelo.
Com o pacote Cloud-Init, os usuários do Proxmox podem configurar facilmente nomes de host, adicionar chaves SSH, configurar pontos de montagem ou executar scripts pós-instalação por meio da interface gráfica do usuário.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Proxmox 5.2
A imagem ISO do Proxmox 5.2 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux