Segundo Zac Bowden, do Windows Central, o próximo Surface Go da Microsoft poderá vir com o chip Intel N200.
Há rumores de que a Microsoft apresentará vários novos produtos Surface neste outono, incluindo novos membros das linhas Surface Laptop Studio, Surface Laptop Go e Surface Go.
O Surface Go de última geração deve ser o menor e mais acessível do grupo. Mas, de acordo com Zac Bowden, do Windows Central, ele trará uma grande atualização de desempenho em relação ao Surface Go 3 da geração anterior, graças à mudança para um chip de processador Intel N200.
Próximo Surface Go da Microsoft poderá vir com o chip Intel N200
Microsoft Surface Go 3 (lançado em 2021)
O Intel N200 é um processador de 6 watts, 4 núcleos e 4 threads baseado na arquitetura Alder Lake-N da Intel, e os benchmarks mostram que ele pode trazer um aumento significativo no desempenho de núcleo único em relação ao Pentium Gold 6500Y e Core i3- 10100Y usados para o Surface Go 3, e ganhos ainda maiores no desempenho multi-core.
Os chips Alder Lake-N ainda estão muito posicionados como chips de baixo consumo de energia e baixo custo para computadores básicos, portanto, não espere que seja competitivo com os últimos chips de mais de 15 watts da Intel ou AMD.
Mas ainda é um bom aumento de especificação para a linha de tablets mais acessível da Microsoft. Os preços do Surface Go 3 atualmente variam de US$ 400 a US$ 680.
No início deste ano, Bowden informou que a Intel também estava trabalhando em um modelo Surface Go com um processador baseado em ARM, mas esse tablet parece estar em espera por enquanto e não está claro se ou quando a Microsoft o lançará.
Enviar um tablet com um chip Alder Lake-N é provavelmente uma aposta mais segura, pois garantirá compatibilidade nativa com uma gama mais ampla de software sem a necessidade de qualquer emulação de arquitetura de CPU.
E Bowden diz que isso pode ser especialmente importante para este modelo, que a Microsoft planeja comercializar fortemente para clientes empresariais e educacionais, que podem não estar prontos para migrar para o Windows no ARM.
Outra coisa a esperar do próximo Surface Go? Um dispositivo mais fácil de reparar. A Microsoft recentemente começou a oferecer guias de auto-reparo e a vender peças de reposição oficiais para alguns hardwares do Surface.
E Bowden diz que o objetivo é tornar todos os produtos Surface mais fáceis de reparar no futuro, facilitando a remoção e substituição de algumas peças internas.