Apesar de aparentemente estar atrasado, após o anúncio da nova placa, o próximo Raspberry Pi OS chegará antes do Raspberry Pi 5.
Recentemente foi anunciado o lançamento da próxima placa Raspberry. Previsto para o final de outubro, ele não poderia chegar sem uma versão atualizada do sistema operacional oficial, e não chegará.
Dias antes, como já aconteceu com o Raspberry Pi 4 e seu sistema operacional baseado no Debian 10, vão lançar a nova versão do Raspberry Pi OS, mas ainda há um mistério que não resolvi nem dando um passeio, rapidamente, claro, devido aos seus fóruns.
Próximo Raspberry Pi OS chegará antes do Raspberry Pi 5
Desde que se chamava Raspbian, o principal sistema operacional das placas Raspberry Pi sempre foi baseado em 32 bits. Uma versão de 64 bits já está disponível há algum tempo, mas está entre parênteses, o que significa que é apenas uma opção.
Isso nos permite ler nas entrelinhas pelo menos duas coisas:
- Aquele que recebe melhor suporte pelo tempo que foi trabalhado é o de 32 bits;
- Os desenvolvedores terceirizados não se concentrarão totalmente em 64 bits até que o ofereçam como opção principal.
Eu verifiquei há um tempo. Mesmo sabendo que o suporte era limitado, instalei a versão 64 bits no meu RPi4 só para ver que havia software que não funcionava.
Se bem me lembro, pelo menos um add-on para Kodi que uso muito e RetroPie, mas não direi este último com muita força porque não tenho 100% de certeza. Lembro que estava iniciando, tentando usar normalmente para mim e percebendo que era impossível.
Quanto às novidades que trará, as informações oficiais não dão muitos detalhes, a não ser que é baseado no Bookworm (Debian 12), que vai do X11 ao Wayfire Wayland, pelo menos no RPi4 e 5, e chegará em meados de outubro.
Para mais detalhes teremos que aguardar publicações futuras, e acho que seria uma boa notícia se anunciassem que já estão realmente focados em 64 bits. Quando chegar a hora, aqui no Linux Addicts publicaremos um artigo com todos os detalhes.