Segundo informações de Janko Roettgers, da Protocol, o próximo Chromecast com Google TV será um modelo mais barato com suporte a 1080p.
Os dispositivos Chromecast do Google oferecem uma maneira pequena, acessível e simples de transmitir conteúdo de mídia para televisores desde que o primeiro modelo foi lançado em 2013.
Mas o Google abalou um pouco as coisas em 2020 ao lançar o Chromecast com o Google TV – foi o primeiro streamer de mídia da empresa a vir com um controle remoto em vez de depender de seu telefone ou outro dispositivo para controles. E trouxe a nova interface de usuário do Google TV.
Por US$ 50, o Chromecast com Google TV ainda é uma maneira razoavelmente acessível de transmitir vídeo da Internet para uma TV.
Mas em um momento em que Amazon, Roku, Walmart e outros estão oferecendo modelos que custam metade, por conta disso e de alguns rumores, parece que o Google está preparando uma opção mais acessível.
Próximo Chromecast com Google TV será um modelo mais barato com suporte a 1080p
Poucos dias depois que o 9to5Google informou pela primeira vez que um novo dispositivo Chromecast estava em andamento, Janko Roettgers, da Protocol, obteve detalhes “de uma fonte com conhecimento próximo” dos planos do Google.
Tenha em mente que nada é oficial até que o Google realmente lance o produto.
É possível que as informações sejam imprecisas ou apenas prematuras – mesmo que o Google esteja planejando lançar um Chromecast de baixo custo, isso não significa que a empresa realmente o fará. Dito isto, aqui está o que Roettgers descobriu sobre o novo dispositivo até agora:
- Tem o codinome “Boreal”, mas o nome real pode ser algo como “Chromecast HD com Google TV”.
- Espera-se que a Boreal tenha um processador Amlogic S805X2 com gráficos ARM Mali-G31, 2 GB de RAM (ou menos).
- Ele suportaria o codec de vídeo AV1, mas atingiria resoluções de vídeo de 1080p transmitindo em até 60 quadros por segundo.
Em comparação, o Chromecast de US$ 50 com Google TV (que recebeu o codinome “Sabrina” antes do lançamento) pode lidar com a reprodução de vídeo 4K/60 fps, mas não suporta decodificação de vídeo AV1 acelerada por hardware.
O Google parece ter começado recentemente a adicionar uma etiqueta 4K à embalagem deste modelo, o que pode ajudar a diferenciá-lo de um próximo modelo 1080p ou HD.
Não há informações sobre quando o Google planeja lançar o novo modelo mais barato, embora as possibilidades prováveis possam incluir a conferência anual de desenvolvedores do Google I/O da empresa (que normalmente ocorre em maio) ou o evento de lançamento de hardware do outono (que geralmente é em outubro), embora seja também é possível que a empresa possa apresentar o novo modelo em praticamente qualquer momento aleatório, já que não parece uma grande atualização para a linha de hardware da empresa.