Próxima versão do PureOS terá criptografia de disco, GPS, e muito mais

Próxima versão do PureOS terá criptografia de disco, GPS, e muito mais. Confira o que vem por aí para deixar o smartphone Librem 5 mais completo.

O smartphone Librem 5 da Purism é fornecido com uma distribuição Linux personalizada chamada PureOS. É o mesmo software executado nos laptops Linux da Purism, mas foi adaptado para funcionar com telefones como o Librem 5.

Até agora, existem alguns recursos principais que ainda não funcionaram. Agora a Purism está anunciando que habilitará algumas dessas coisas na próxima versão do PureOS, que tem o codinome de Byzantium.

Próxima versão do PureOS terá criptografia de disco, GPS, e muito mais

Próxima versão do PureOS terá criptografia de disco, GPS, e muito mais
Próxima versão do PureOS terá criptografia de disco, GPS, e muito mais

Entre outras coisas, o Byzantium trará suporte para criptografia de disco completo e navegação GPS. Há também um monte de atualizações de software que tornarão mais fácil não só usar o Librem 5 como um telefone, mas também como um computador desktop.

PureOS Byzantium é baseado no Debian Buster e, além de aplicativos e configurações atualizados, ele compartilha a mesma base de código entre laptop, telefone, desktop e servidores.

Entre outras coisas, isso torna mais fácil executar aplicativos de desktop, ou mesmo ambientes de desktop, no Librem 5. Mais sobre isso a seguir.

Aqui estão alguns dos novos recursos específicos do Librem 5.

A criptografia de disco permitirá que você proteja o disco raiz com senha, evitando que usuários não autorizados façam login em seu telefone.

O suporte GPS permitirá que você use o Gnome Maps para navegação usando dados do banco de dados OpenStreeMap.

Em breve, o navegador Gnome também oferecerá suporte ao uso da unidade de processamento de vídeo embutida do telefone para decodificar vídeos, permitindo que você transmita vídeo pela web por mais tempo enquanto o telefone permanece mais frio.

Um Adaptive File Manager agora torna mais fácil navegar pelos arquivos usando uma interface gráfica do usuário. Alternar o botão de interrupção do hardware para o microfone e a câmera fará com que um novo ícone apareça na barra de status.

E agora você pode desinstalar qualquer aplicativo, mesmo os aplicativos padrão que vêm pré-instalados no telefone.

Purism diz que o aplicativo de configurações do dispositivo agora tem mais opções, incluindo suporte para um modo de alto contraste para usuários com deficiência visual. Também existe uma versão de teste de um leitor de tela.

A interface de usuário padrão do Librem 5 é Phosh, uma interface de usuário de telefone que a Purism desenvolveu para este telefone e que foi adotada por muitas outras distribuições Linux móveis.

Mas, começando com o lançamento do PureOS em Byzantium, os usuários também poderão instalar ambientes de desktop alternativos que você pode usar no modo de telefone ou ao conectar seu telefone a um monitor externo.

Purism diz que os ambientes de desktop suportados incluem GNOME, KDE Plasma, Xfce, MATE, LXDE e LXQT. Nenhum deles é feito especificamente para telefones, mas a empresa testou vários deles rodando no Librem 5 sem um monitor externo.

Você pode encontrar mais detalhes no blog Purism, ou confira o vídeo abaixo para uma breve visão geral dos novos recursos que vêm para o Librem 5 com PureOS Byzantium.

Próxima versão do PureOS terá criptografia de disco, GPS, e muito mais
Próxima versão do PureOS terá criptografia de disco, GPS, e muito mais

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

2 comentários em “Como instalar o streamer de tela OBS Studio no Linux via Flatpak”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.