Segundo a Qualcomm, a próxima geração de smartphones com Snapdragon 8 Gen 2 está chegando. Confira os detalhes desse anúncio.
O novo processador Snapdragon 8 Gen 2 da Qualcomm está configurado para trazer gráficos até 25% mais rápidos, desempenho de CPU 35% mais rápido e uma melhoria de até 40% na eficiência energética para os principais telefones da próxima geração.
Mas é preciso mais do que isso para um processador móvel se destacar nos dias de hoje.
Portanto, a Qualcomm também está prometendo grandes melhorias em IA, câmera e conectividade. A empresa diz que os primeiros smartphones com processador Snapdragon 8 Gen 2 começarão a ser enviados até o final de 2022.
Próxima geração de smartphones com Snapdragon 8 Gen 2 está chegando
A Qualcomm diz que o novo chip oferece um aumento de até 4,35X no desempenho da IA, bem como 60% melhor desempenho por watt para tarefas sustentadas de IA.
Entre outras coisas, isso deve ajudar com:
- Processamento de linguagem natural mais rápido
- Tradução multilíngue
- Recursos da câmera AI (detecte rostos, cabelos, roupas e outros recursos e otimize as fotos de acordo)
O processador Snapdragon 8 Gen 2 também é o primeiro chip Snapdragon da Qualcomm a oferecer suporte ao codec de vídeo AV1 para reprodução de vídeo 8K HDR em até 60 quadros por segundo.
E é o primeiro processador Snapdragon a oferecer suporte para rastreamento de raio acelerado por hardware em tempo real para efeitos de iluminação precisos em jogos para dispositivos móveis.
O chip possui um modem Snapdragon X70 5G e suporte para recursos dual-SIM, dual-active para uso com duas redes 5G ao mesmo tempo ou uma rede 5G mais uma rede 4G. Também há suporte para o emergente padrão sem fio WiFi 7, bem como para Bluetooth 5.3.
A Qualcomm diz que o processador Snapdragon 8 Gen 2 é fabricado usando o processo de 4 nm da TSCM e apresenta:
- 1 x CPU ARM Cortex-X3 a 3,2 GHz
- 2 x núcleos de desempenho ARM Cortex-A715 a 2,8 GHz
- 2 x núcleos de desempenho ARM Cortex-A710 a 2,8 GHz
- 3 x núcleos de eficiência ARM que chegam a 2 GHz
Outros recursos incluem suporte para sensores de câmera de até 200 MP e suporte para gravação de vídeo HDR 8K com suporte HDR de 10 bits. O chip pode ser usado em telefones com tela de até 4K/60 Hz ou tela QHD+ com taxa de atualização de 144 Hz.