Próxima geração da ARM usa núcleos mais rápidos e eficientes

Segundo as informações da própria ARM, a próxima geração da ARM usa núcleos mais rápidos e eficientes. Confira os detalhes.

A ARM está lançando uma nova linha de tecnologias de CPU e GPU, bem como uma nova opção para os clientes adquirirem uma solução completa que implementa todos esses recursos em um único pacote.

Os novos subsistemas de computação ARM para cliente (ou CSS para cliente) reúnem os mais recentes núcleos de CPU Cortex-X e série A com gráficos Immortalis e as mais recentes tecnologias Corelink System Interonnect e System Memory Management da ARM.

Comparado com os núcleos de CPU ARM Cortex-X4 da geração anterior, o novo núcleo de CPU ARM Cortex-X925 traz até 36% de aumento no desempenho de thread único, conforme medido no Geekbench, até 50% mais TOPS para desempenho de IA e Tempo de obtenção do primeiro token 41% mais rápido ao executar o modelo de IA tiny-Lllama (Q4).

Próxima geração da ARM usa núcleos mais rápidos e eficientes

Próxima geração da ARM usa núcleos mais rápidos e eficientes

A ARM afirma que esses novos núcleos de CPU são baseados na arquitetura ARM v9.2 e prontos para fabricação em um nó de processo de 3 nm, e suportam velocidades de CPU de núcleo único de até 3,8 GHz.

E a ARM diz que quando comparada com a GPU Immortalis-G720 da geração anterior, a nova GPU Immportalis-G925 é até 37% mais rápida no geral, ao mesmo tempo que aumenta o desempenho do ray tracing em 52% e oferece inferência 34% mais rápida para tarefas de IA.

Embora o Cortex-X continue sendo a arquitetura de CPU de maior desempenho na linha ARM, a empresa também está atualizando suas CPUs Cortex-A, dizendo que o novo Cortex-A725 traz uma melhoria de 35% na eficiência de desempenho em relação ao Cortex-A720 da geração anterior.

E embora o Cortex-A520 não esteja mudando de nome, a ARM diz que a iteração deste ano obtém uma melhoria de 15% na eficiência energética em comparação com a versão da geração anterior que fazia parte da versão TCS23 (solução de computação total) da empresa.

Uma coisa interessante é que, embora a ARM, como a maioria das empresas hoje em dia, esteja destacando as capacidades de IA de seus processadores, o designer do chip ainda não está anunciando um NPU original.

Em vez disso, a empresa afirma que suas soluções CSS for Client são projetadas para complementar aceleradores de IA personalizados dos fabricantes de chips que licenciam os designs da ARM.

Mas a ARM está introduzindo novas ferramentas de software chamadas Arm Kleidi, que “é um conjunto de kernels de computação para desenvolvedores de estruturas de IA” que buscam aproveitar a arquitetura ARM.

Inclui “KliediAI para cargas de trabalho de IA e KlediCV para aplicativos de visão computacional”.

Sair da versão mobile