Foi lançado o Proton 9 com suporte para mais jogos. Confira todas as novidades e veja como usar esse recurso.
O Proton é um importante recurso que permite que você execute aplicativos de jogos que estão disponíveis apenas para o Windows diretamente no cliente Linux Steam.
Esse software inclui a implementação do DirectX 10/11 (baseado no DXVK) e 12 (baseado no vkd3d), trabalhando através da tradução de chamadas do DirectX para a Vulkan API, fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e capacidade de usar o modo de tela cheia, independentemente das resoluções de tela suportadas em jogos.
Como os desenvolvimentos do projeto são distribuídos sob a licença BSD, assim que ficam prontas, as alterações desenvolvidas no Proton são transferidas para o projeto original do Wine e projetos relacionados, como DXVK e vkd3d.
Isso fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e a capacidade de usar o modo de tela cheia independentemente nos jogos. Para aumentar o desempenho de jogos de multiprocessamento, os mecanismos “esync” (Eventfd Synchronization) e “futex/fsync” são suportados.
Agora, a Valve lançou o Proton 9 como a versão mais recente desta ferramenta de compatibilidade de código aberto para Steam Play baseada no Wine e componentes adicionais que permitem aos usuários do Linux jogar jogos do Windows.
Novidades do Proton 9
Sim. A Valve lançou recentemente o Proton 9.0 como a versão estável mais recente desta ferramenta de compatibilidade de código aberto para Steam Play baseada em Wine e componentes adicionais que permitem jogar jogos do Windows em sistemas Linux.
Baseado no Wine 9.0, a versão Proton 9.0 adiciona suporte para Dinogen Online, Photography Simulator Demo, George McGeehan Gamer Hero, THE FINALS, True Reporter. Mystery of Mistwood, Road to Vostok Demo, Witch on the Holy Night e Lord of the Rings: Gollum videogames.
A lista de jogos recentemente suportados continua com Sonic Colors: Ultimate, Command & Conquer: Red Alert 2 e Yuri’s Revenge, Command & Conquer Tiberian Sun and Firestorm, Aisling and the Tavern of Elves, Snares of Ruin 2, Insanity’s Blade, bem como Paredes Sangrentas.
Além disso, Far Cry 2, Far Cry 4, The Witcher 2: Assassins of Kings Enhanced Edition, Lara Croft e o Guardião da Luz, Warhammer 40.000: Space Marine, Warhammer 40.000: Dawn of War II, Warhammer 40.000: Dawn of War II – Chaos Rising, Warhammer 40.000: Dawn of War II – Retribution, Outcast – Second Contact e Prototype agora podem ser reproduzidos em máquinas com CPUs com alto número de núcleos.
O Proton 9.0 também traz melhorias para videogames que já eram suportados, incluindo Doom Eternal, Lords of the Fallen, Brawhalla, TouHou Makuka Sai – Fantastic Danmaku Festival Parte I e II, Disaster Report 4: Summer Memories, Biomutant, Imperiums: Greek Wars, Lethal Company, Phasmophobia, bem como vários outros jogos Unity.
Tom Clancy’s The Division, Deathloop, Warframe, Steep, Harvestella, Wayfinder, Sea of Thieves, The King of Fighters XV, The Last Game, Airborne Kingdom, Bayonetta, Final Fantasy XIV Online, Savant – Ascent REMIX, Super Robot Wars 30, MS Simulador de vôo e Fuga da Ilha dos Macacos.
Além disso, o Proton 9.0 adiciona suporte para jogar Warhammer 40.000: Darktide com GPUs AMD, melhora o suporte para dispositivos de entrada com mais de 8 eixos, melhora os mapeamentos do mouse do sistema de entrada X, atualiza o método de distribuição de arquivos para economizar espaço em disco, melhora os controles de áudio e espacialização no VRChat com AVPro e ignora a aceleração do mouse do sistema ao usar a API de entrada bruta.
Além do Wine 9.0, o Proton 9.0 usa componentes atualizados como DXVK 2.3-47-ge2a46a34, vkd3d-proton 2.11.1-49-g32ff676b e dxvk-nvapi 0.6.4-48-g0951afb.
Para saber mais sobre essa versão do Proton, acesse a nota de lançamento.
Como ativar o Proton no Steam
Os jogadores do Linux receberão automaticamente esta atualização na próxima vez que abrirem o Steam Client. Você pode habilitar o Proton 9 em “Configurações > Steam Play > Avançado > Executar outros títulos com”, se estiver usando o Proton Experimental ou outra versão do Proton..
Ou
Você pode baixar o Proton 9 agora mesmo na página do GitHub.