Proton 9.0-3 lançado com suporte para vários jogos

Foi lançado o Proton 9.0-3 com suporte para vários jogos. Confira todas as novidades e veja como usar esse recurso.

O Proton é um importante recurso que permite que você execute aplicativos de jogos que estão disponíveis apenas para o Windows diretamente no cliente Linux Steam.

Esse software inclui a implementação do DirectX 10/11 (baseado no DXVK) e 12 (baseado no vkd3d), trabalhando através da tradução de chamadas do DirectX para a Vulkan API, fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e capacidade de usar o modo de tela cheia, independentemente das resoluções de tela suportadas em jogos.

Como os desenvolvimentos do projeto são distribuídos sob a licença BSD, assim que ficam prontas, as alterações desenvolvidas no Proton são transferidas para o projeto original do Wine e projetos relacionados, como DXVK e vkd3d.

Isso fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e a capacidade de usar o modo de tela cheia independentemente nos jogos. Para aumentar o desempenho de jogos de multiprocessamento, os mecanismos “esync” (Eventfd Synchronization) e “futex/fsync” são suportados.

Agora, a Valve lançou o Proton 9.0-3 como a versão mais recente desta ferramenta de compatibilidade de código aberto para Steam Play baseada no Wine e componentes adicionais que permitem aos usuários do Linux jogar jogos do Windows.

Novidades do Proton 9.0-3

Proton 9.0-3 lançado com suporte para vários jogos

O Proton 9.0-3 está aqui mais de três meses após o lançamento do Proton 9.0-2 para adicionar suporte para ainda mais jogos do Windows, incluindo Avatar: Frontiers of Pandora (somente para desktop), Ball at Work: The Ultimate Speedrun Platformer!, Banyu Lintar Angin, Dinner with an Owl, Farlight 84, Flatout 3, KinitoPET e Owl Observatory Demo.

Outros jogos do Windows que você pode jogar no seu computador Linux com o Proton são Sleeping Dogs: Definitive Edition, Super, Sword of Convallaria, Syberia, THE KING OF FIGHTERS XIII STEAM EDITION, To Pixelia Demo, Unity of Command II e Zaccaria Pinball.

O Proton 9.0-3 também corrige várias regressões no DLC de Alan Wake’s American Nightmare, Bionic Commando, Sonic Forces, GRID Autosport, GRID 2, Noita e Warhammer 40.000: Darktide.

A maioria desses jogos agora pode ser jogada novamente com a versão mais recente do Proton, então experimente se você teve problemas antes.

O novo lançamento do Proton melhora o suporte para jogos que já eram suportados, como Guild Wars 2, Fallout 3 (edição padrão e GOTY), Yakuza Kiwami, Quantum Break, Yakuza 4 Remastered, Zeepkist, Arcanum, Aimlabs, RAID: World War II, Strip Fighter ZERO, Undecember, IL-2 Sturmovik: Cliffs of Dover Blitz Edition, Shady Brook – A Dark Mystery Text Adventure e Starfield: Creation Kit.

A lista de jogos que receberam melhorias continua com Halo Infinite, Squad, Three Kingdoms, FINAL FANTASY XII THE ZODIAC AGE, Helldivers 2, Dinogen Online, SCP Secret Laboratory, Burnout Paradise Remastered, Insanely Twisted Shadow Planet, Project Kunai, One Finger Death Punch, Hell Yeah! Wrath of the Dead Rabbit, Spirit Hunter: NG, Far Cry 3 Blood Dragon, THE FINALS e Once Human.

Além disso, o Proton 9.0-3 adiciona suporte para D3D12 no OpenXR, melhora a reprodução do AVPro no VRChat, corrige problemas com os inicializadores do EA Desktop e Ubisoft Connect, melhora o uso de memória ao reproduzir vídeos em jogos de 32 bits e adiciona um aviso que aparece no Proton Log para sistemas que têm um limite baixo de descritores de arquivo.

Por baixo do capô, o Proton 9.0-3 usa componentes atualizados como DXVK 2.4-40-gd0ea5a4a87c9, Wine Mon 9.2.0, vkd3d-proton 2.13-64-g47840a4bb614 e dxvk-nvapi 0.7.1-19-gbd542144518d.

Para saber mais sobre essa versão do Proton, acesse a nota de lançamento.

Como ativar o Proton no Steam

Os jogadores do Linux receberão automaticamente esta atualização na próxima vez que abrirem o Steam Client. Você pode habilitar o Proton em “Configurações > Steam Play > Avançado > Executar outros títulos com”, se estiver usando o Proton Experimental ou outra versão do Proton.
Ou
Você pode baixar o Proton mais recente agora mesmo na página do GitHub.

Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux

Sair da versão mobile