Proton 8.0-5 lançado com suporte HDR para vários jogos

Foi lançado o Proton 8.0-5 com suporte HDR para vários jogos. Confira todas as novidades e veja como usar esse recurso.

O Proton é um importante recurso que permite que você execute aplicativos de jogos que estão disponíveis apenas para o Windows diretamente no cliente Linux Steam.

Esse software inclui a implementação do DirectX 10/11 (baseado no DXVK) e 12 (baseado no vkd3d), trabalhando através da tradução de chamadas do DirectX para a Vulkan API, fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e capacidade de usar o modo de tela cheia, independentemente das resoluções de tela suportadas em jogos.

Como os desenvolvimentos do projeto são distribuídos sob a licença BSD, assim que ficam prontas, as alterações desenvolvidas no Proton são transferidas para o projeto original do Wine e projetos relacionados, como DXVK e vkd3d.

Isso fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e a capacidade de usar o modo de tela cheia independentemente nos jogos. Para aumentar o desempenho de jogos de multiprocessamento, os mecanismos “esync” (Eventfd Synchronization) e “futex/fsync” são suportados.

Agora, a Valve lançou o Proton 8.0-5 como a versão mais recente desta ferramenta de compatibilidade de código aberto para Steam Play baseada no Wine e componentes adicionais que permitem aos usuários do Linux jogar jogos do Windows.

Novidades do Proton 8.0-5

Proton 8.0-5 lançado com suporte HDR para vários jogos
Proton 8.0-5 lançado com suporte HDR para vários jogos

A maior mudança no Proton 8.0-5 é que a Valve adicionou novas opções de HDR em hardware compatível, incluindo Steam Deck OLED, para vários jogos, incluindo Resident Evil 2, Resident Evil 3, Resident Evil 7 Biohazard, Resident Evil Village, Hogwarts Legacy, Mass Effect Legendary Edition, Injustice 2, Alan Wake 2 e Devil May Cry 5.

Além disso, o Proton 8.0-5 adiciona suporte oficial para mais jogos do Windows para jogar no Linux, incluindo Grotesque Tactics: Evil Heroes, Welcome to Princeland, Red Tie Runner, Simon the Sorcerer: 25th Anniversary Edition e Assassin’s Creed Mirage.

Como esperado, o Proton 8.0-6 também traz melhorias para jogos anteriormente suportados.

Estes incluem Baldur’s Gate 3, Cyberpunk 2077, Forza Horizon 5, Starfield, Halo Infinite, Witcher 3, Resident Evil 2, Crysis 2 Remastered, Crysis 3, The Last of Us Part I, Final Fantasy X/X-2 HD Remaster, Final Fantasy VIII, Lightning Returns: Final Fantasy XIII, Final Fantasy XIII-2 e Freefall 3050 A.D.

O Remanescente: Das Cinzas, Deep Rock Galactic, Nickelodeon All-Star Brawl 2, Mighty Switch Force! Coleção, Aura: Fate of the Ages, Project Cars 2 e 3, Elite Dangerous, Tony Hawk’s Pro Skater 1 e 2, MareQuest: An Interactive Tail, Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4, Aveyond 4: Shadow of the Mist, The Binding de Isaac, The Binding of Isaac: Rebirth, Idle Spiral, NASCAR Heat 5, DiRT Rally e Out of Ore também receberam correções.

Por último, mas não menos importante, o Proton 8.0-5 permite suporte a nvapi no Satisfactory, melhora o suporte para o desktop Cinnamon para permitir que os jogos troquem de monitor no modo de tela inteira, melhora o suporte para os joysticks VKB Gladiator NXT Evo e Virpil Constellation ALPHA-R e corrige vários vazamentos de memória ao reproduzir vídeos no VRchat usando AVPro.

Sob o capô, o Proton 8.0-5 vem com Wine-Mono 8.1.0, vkd3d-proton 2.10, DXVK 2.3-21-g1b31aa5d, dxvk-nvapi 0.6.4-20-g0a7c48b. e vkd3d-proton 2.11-19-g0e681135.

Para saber mais sobre essa versão do Proton, acesse a nota de lançamento.

Como ativar o Proton no Steam

Os jogadores do Linux receberão automaticamente esta atualização na próxima vez que abrirem o Steam Client. Você pode habilitar o Proton 8.0-3 em “Configurações > Steam Play > Avançado > Executar outros títulos com”, se estiver usando o Proton Experimental ou outra versão do Proton..
Ou
Você pode baixar o Proton 8.0-5 agora mesmo na página do GitHub.

Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.