Foi lançado o Proton 6.3-1 com melhora no suporte do controlador PlayStation 5, e mais. Confira todas as novidades desse update e veja como usar o recurso.
O Proton é um importante recurso que permite que você execute aplicativos de jogos que estão disponíveis apenas para o Windows diretamente no cliente Linux Steam.
Esse software inclui a implementação do DirectX 10/11 (baseado no DXVK) e 12 (baseado no vkd3d), trabalhando através da tradução de chamadas do DirectX para a Vulkan API, fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e capacidade de usar o modo de tela cheia, independentemente das resoluções de tela suportadas em jogos.
Como os desenvolvimentos do projeto são distribuídos sob a licença BSD, assim que ficam prontas, as alterações desenvolvidas no Proton são transferidas para o projeto original do Wine e projetos relacionados, como DXVK e vkd3d.
Isso fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e a capacidade de usar o modo de tela cheia independentemente nos jogos. Para aumentar o desempenho de jogos de multiprocessamento, os mecanismos “esync” (Eventfd Synchronization) e “futex/fsync” são suportados.
Agora, a Valve atualizou sua ferramenta de compatibilidade baseada no Proton Wine para o Steam Play para a versão 5.13-6.
Novidades do Proton 6.3-1
Este é um grande lançamento e o primeiro da série 6.x, adicionando suporte para vários videogames, incluindo Arena Wars 2, ARK Park, Battle Arena VR, Bioshock 2 Remastered, Company of Heroes 2, Divinity: Original Sin 2, Gravity Sketch, Home Behind 2, King Arthur: Knight’s Tale, logiCally, Mass Effect 3 N7 Digital Deluxe Edition (2012), Rise of the Triad, Rise of Venice, Shadow Empire, Shenmue I and II, Tom Clancy’s Rainbow Six Lockdown, e XCOM: Chimera Squad.
Além disso, Proton 6.3-1 melhora o layout do controlador e hot-plugging para os videogames Hades e Slay the Spire, melhora o suporte de direção G29 no videogame Assetto Corsa Competizione, melhora o suporte para controladores PlayStation 5, adiciona suporte para definir prioridades de thread via RTKit, melhora a entrada do Uplay, melhora o suporte de vídeo, melhora o suporte para layouts de teclado fora dos EUA e melhora o tempo de inicialização e compatibilidade de VR.
Sob o capô, Proton 6.3-1 usa a camada de compatibilidade Wine 6.3 para executar aplicativos e jogos do Windows em plataformas Linux/UNIX, DXVK 1.8.1 Implementação baseada em Vulkan do Direct3D 9/10/11 no Linux, bem como wine-mono 6.1 .1, FAudio 21.03.05 e vkd3d-proton 2.2.
Para saber mais sobre essa versão do Proton, acesse a nota de lançamento.
Como ativar o Proton no Steam
Você pode baixar o Proton 6.3-1 agora mesmo na página do GitHub.
No entanto, tenha em mente que você terá que compilá-lo em sua distribuição Linux para funcionar, então, se você não sabe como fazer isso, é melhor esperar que a nova versão chegue nos repositórios de software estáveis.
O Proton 6.3-1 agora deve estar disponível nas versões do Steam Play no Steam.
Se você estiver interessado em testar o que oferece o projeto Proton em sua distro Linux preferida, a única exigência a ser cumprida, é instalar a versão beta do Steam Play for Linux ou juntar-se a versão beta do Linux a partir do cliente Steam (se eles já possuem Steam instalado em seu sistema).
Para poder mudar para a versão Beta do Steam, você deve abrir o cliente Steam no seu sistema e clicar no menu Steam no canto superior esquerdo e depois em ‘Settings’ (Configurações).
Na seção ‘Account’ (Conta), você encontrará a opção de se inscrever na versão beta. Ao fazer isso e aceitar o cliente Steam, você fechará e baixará a versão beta (uma nova instalação).
No final e depois de acessar sua conta, eles retornam à mesma rota para verificar se já estão usando o Proton.
Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux
Agora você pode instalar seus jogos como de costume, você será lembrado pela única vez que o Proton for usado para isso.