Foi lançado o Proton 5 com maior integração com o Steam e baseado no Wine 5. Confira todas as novidades desse update e veja como usar o recurso.
O Proton é um importante recurso que permite que você execute aplicativos de jogos que estão disponíveis apenas para o Windows diretamente no cliente Linux Steam.
Esse software inclui a implementação do DirectX 10/11 (baseado no DXVK) e 12 (baseado no vkd3d), trabalhando através da tradução de chamadas do DirectX para a Vulkan API, fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e capacidade de usar o modo de tela cheia, independentemente das resoluções de tela suportadas em jogos.
Como os desenvolvimentos do projeto são distribuídos sob a licença BSD, assim que ficam prontas, as alterações desenvolvidas no Proton são transferidas para o projeto original do Wine e projetos relacionados, como DXVK e vkd3d.
Isso fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e a capacidade de usar o modo de tela cheia independentemente nos jogos. Para aumentar o desempenho de jogos de multiprocessamento, os mecanismos “esync” (Eventfd Synchronization) e “futex/fsync” são suportados.
Recentemente, a Valve anunciou o lançamento da nova filial do projeto Proton 5.0, que é baseada na experiência do projeto Wine e visa garantir o lançamento de aplicativos de jogos baseados em Linux, criados para Windows e apresentados no diretório Vapor
Novidades do Proton 5
Proton 5.0 chega sincronizada com a base do código Wine 5.0, da qual foram transferidas mais de 3500 alterações (a ramificação anterior foi baseada no wine 4.11), enquanto 207 patches do Proton 4.11 foram portados do upstream e agora eles fazem parte do projeto principal do Wine.
O Proton 5.0 renderiza jogos por padrão usando o Direct3D 9, a camada DXVK, que traduz chamadas da API do Vulkan.
Usuários de sistemas sem o suporte do Vulkan podem retornar ao back-end wined3d, que usa a tradução OpenGL, configurando PROTON_USE_WINED3D.
A integração com o cliente Steam foi reforçada, o que permitiu expandir a gama de jogos compatíveis que usam a tecnologia de proteção contra modificações não autorizadas dos jogos Denuvo.
Por exemplo, no Proton agora você pode jogar jogos como Just Cause 3, Batman: Arkham Knight e Abzu
Os componentes FAudio com a implementação das bibliotecas de som DirectX (API XAudio2, X3DAudio, XAPO e XACT3) foram atualizados para a versão 20.02.
A camada DXVK, que fornece a implementação do DXGI (DirectX Graphics Infrastructure), Direct3D 9, 10 e 11, que funciona através da tradução de chamadas na API do Vulkan, foi atualizada para a versão 1.5.4.
No DXVK 1.5.4, as alterações de regressão relacionadas ao suporte ao Direct3D 9 foram corrigidas e os problemas que surgiram nos jogos Anno 1701, EYE: Divine Cybermancy, Forgotten Realms: Demon Stone, King’s Bounty e The Witcher foram resolvidos.
Para saber mais sobre essa versão do Proton, acesse a nota de lançamento.
- Como instalar o jogo The Gates no Linux via Flatpak
- Como instalar o aplicativo educacional TuxMath no Linux
- Como instalar o relógio de xadrez Chess Clock no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo DevilutionX no Linux via AppImage
Como ativar o Proton no Steam?
O Proton 5 agora deve estar disponível nas versões do Steam Play no Steam.
Se você estiver interessado em testar o que oferece o projeto Proton em sua distro Linux preferida, a única exigência a ser cumprida, é instalar a versão beta do Steam Play for Linux ou juntar-se a versão beta do Linux a partir do cliente Steam (se eles já possuem Steam instalado em seu sistema).
Para poder mudar para a versão Beta do Steam, você deve abrir o cliente Steam no seu sistema e clicar no menu Steam no canto superior esquerdo e depois em ‘Settings’ (Configurações).
Na seção ‘Account’ (Conta), você encontrará a opção de se inscrever na versão beta. Ao fazer isso e aceitar o cliente Steam, você fechará e baixará a versão beta (uma nova instalação).
No final e depois de acessar sua conta, eles retornam à mesma rota para verificar se já estão usando o Proton.
Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux
Agora você pode instalar seus jogos como de costume, você será lembrado pela única vez que o Proton for usado para isso.
O que está sendo falado no blog
- Linux Foundation terá projeto para interoperabilidade de aviação por drone
- RHEL e CentOS 6 receberam uma atualização de segurança do kernel
- Vivaldi 2.8 lançado com suporte a sincronização de dados com o Android
- Microsoft comprou a Semmle e o GitHub se tornou um CVE Numbering Authority
- Proton 4.11-5 do Steam Play lançado com correções e otimizações