Foi lançado o Proton 4.11-10 com melhorias para os controles do XBOX, jogos e muito mais. Confira todas as novidades desse update e veja como usar o recurso.
O Proton é um importante recurso que permite que você execute aplicativos de jogos que estão disponíveis apenas para o Windows diretamente no cliente Linux Steam.
Como muitos de vocês sabem, Proton é baseado na experiência do projeto Wine e visa garantir o lançamento de aplicativos de jogos baseados em Linux criado para Windows e apresentado no diretório Steam.
Esse software inclui a implementação do DirectX 10/11 (baseado no DXVK) e 12 (baseado no vkd3d), trabalhando através da tradução de chamadas do DirectX para a Vulkan API, fornece suporte aprimorado para controladores de jogos e capacidade de usar o modo de tela cheia, independentemente das resoluções de tela suportadas em jogos.
Como os desenvolvimentos do projeto são distribuídos sob a licença BSD, assim que ficam prontas, as alterações desenvolvidas no Proton são transferidas para o projeto original do Wine e projetos relacionados, como DXVK e vkd3d.
Agora, a Valve anunciou o lançamento da nova versão do projeto Proton 4.11-10.
Novidades do Proton 4.11-10
No Proton 4.11-10 é possível executar jogos Halo: The Master Chief Collection (para começar, você precisa de uma versão beta do cliente Steam e da versão da biblioteca GnuTLS abaixo de 3.5.4), embora os desenvolvedores mencionem que alguns modos de jogo estão ausentes devido à inacessibilidade do suporte ao EasyAntiCheat.
Além disso, também podemos descobrir que os manipuladores de eventos do mouse foram significativamente aprimorados, o que teve um efeito positivo no comportamento do mouse nos jogos Fallout 4, Furi e Metal Gear Solid V.
Um novo modo de escala inteira foi adicionado, o que fornece maior clareza de pixel ao aumentar o zoom. O modo é ativado a partir da variável de ambiente WINE_FULLSCREEN_INTEGER_SCALING=1.
Vários problemas com o design do controlador de jogo foram resolvidos. As mudanças permitiram melhorar o desempenho dos jogos Telltale com os controles do Xbox, além dos jogos Cuphead e ICEY com os controles do PlayStation 4 conectados via Bluetooth.
Nos gamepads, o processamento de feedback foi aprimorado em resposta aos esforços, especialmente ao usar controladores de volante.
Das outras mudanças que se destacam nesta nova versão do projeto, vale citar os seguintes:
- Corrigidos problemas com o congelamento do jogo Metal Gear Solid V no início;
- A regressão no desempenho foi corrigida ao usar controladores de jogos do Xbox;
- Ao reproduzir Trine 4, o limite da taxa de quadros de 30 FPS foi removido;
- Corrigidas falhas ao jogar IL-2 Sturmovik;
- Versões atualizadas dos componentes de terceiros: D9VK atualizado para a versão 0.40-rc-p e FAudio para 19.12. Correções feitas no DXVK.
Para saber mais sobre essa versão do Proton, acesse a nota de lançamento.
- Como instalar o emulador arcade RetroArch no Ubuntu
- Como instalar o jogo Cows Revenge no Linux via Flatpak
- Como instalar o jogo Combined! no Linux via Flatpak
- Como instalar o driver para o controle do Xbox no Ubuntu
Como ativar o Proton no Steam?
O Proton 4.11-10 agora deve estar disponível nas versões do Steam Play no Steam.
Se você estiver interessado em testar o que oferece o projeto Proton em sua distro Linux preferida, a única exigência a ser cumprida, é instalar a versão beta do Steam Play for Linux ou juntar-se a versão beta do Linux a partir do cliente Steam (se eles já possuem Steam instalado em seu sistema).
Para poder mudar para a versão Beta do Steam, você deve abrir o cliente Steam no seu sistema e clicar no menu Steam no canto superior esquerdo e depois em ‘Settings’ (Configurações).
Na seção ‘Account’ (Conta), você encontrará a opção de se inscrever na versão beta. Ao fazer isso e aceitar o cliente Steam, você fechará e baixará a versão beta (uma nova instalação).
No final e depois de acessar sua conta, eles retornam à mesma rota para verificar se já estão usando o Proton.
Agora você pode instalar seus jogos como de costume, você será lembrado pela única vez que o Proton for usado para isso.
Como ativar o Proton para jogar jogos do Windows no Linux
O que está sendo falado no blog
No Post found.
Post Views: 231