Depois de fazer a instalação do Ubuntu no servidor, é chegada a hora de fazer a instalação do SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) PostgreSQL. Mas antes conheça um pouco mais sobre ele.
Nas palavras do próprio site do produto:
“O PostgreSQL é um poderoso sistema gerenciador de banco de dados objeto-relacional de código aberto. Tem mais de 15 anos de desenvolvimento ativo e uma arquitetura que comprovadamente ganhou forte reputação de confiabilidade, integridade de dados e conformidade a padrões. Roda em todos os grandes sistemas operacionais, incluindo GNU/Linux, Unix (AIX, BSD, HP-UX, SGI IRIX, Mac OS X, Solaris, Tru64), e MS Windows. É totalmente compatível com ACID, tem suporte completo a chaves estrangeiras, junções (JOINs), visões, gatilhos e procedimentos armazenados (em múltiplas linguagens). Inclui a maior parte dos tipos de dados do ISO SQL:2008, incluindo INTEGER, NUMERIC, BOOLEAN, CHAR, VARCHAR, DATE, INTERVAL, e TIMESTAMP. Suporta também o armazenamento de objetos binários, incluindo figuras, sons ou vídeos. Possui interfaces nativas de programação para C/C++, Java, .Net, Perl, Python, Ruby, Tcl, ODBC, entre outros, e uma excepcional documentação.”
“Como um banco de dados de nível corporativo, o PostgreSQL possui funcionalidades sofisticadas como o controle de concorrência multiversionado (MVCC, em inglês), recuperação em um ponto no tempo (PITR em inglês), tablespaces, replicação assíncrona, transações agrupadas (savepoints), cópias de segurança a quente (online/hot backup), um sofisticado planejador de consultas (otimizador) e registrador de transações sequencial (WAL) para tolerância a falhas. Suporta conjuntos de caracteres internacionais, codificação de caracteres multibyte, Unicode e sua ordenação por localização, sensibilidade a caixa (maiúsculas e minúsculas) e formatação. É altamente escalável, tanto na quantidade enorme de dados que pode gerenciar, quanto no número de usuários concorrentes que pode acomodar. Existem sistemas ativos com o PostgreSQL em ambiente de produção que gerenciam mais de 4TB de dados..”
Nesse capitulo será mostrada a instalação do PostgreSQL padrão do Ubuntu. Caso exista compatibilidade (o que será comprovado nas próximas etapas), ele será atualizado mostrando como instalar uma versão mais recente do SGBD.
Conheça Melhor o PostgreSQL
Para saber mais sobre o programa, clique nesse link ou nesse outro.
Instalando o PostgreSQL no Ubuntu Server
Para instalar o PostgreSQL no Ubuntu Server, faça o seguinte:
Passo 1. Faça login usando o suário e senha criados durante a instalação;
Passo 2. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 3. Para instalar o programa, use este comando e tecle “Y” (sem as aspas) seguido da tecla “enter” para confirmar:
apt-get install postgresql
No próximo capitulo, trataremos da preparação do servidor PostgreSQL para trabalhar como o Protheus 11. Aguardem.
Entenda melhor essa história de Protheus 11 com PostgreSQL no Ubuntu
- Protheus 11 com PostgreSQL no Ubuntu-Instalando o banco de dados
- Protheus 11 com PostgreSQL no Ubuntu-Instalando o sistema operacional
- Como instalar o Totvs Microsiga Protheus 11 com PostgreSQL no Ubuntu