Confira os prós e contras da instalação do Linux em um PC com Windows e descubra se isso realmente é o que você precisa.
A disputa sobre Linux e Windows, dois dos principais sistemas operacionais, já dura algumas décadas. A disputa pode ser tão antiga quanto os próprios computadores, mas ainda não há uma resposta definitiva.
O Linux, por um lado, é um sistema operacional de código aberto e ganhou popularidade significativa ao longo dos anos entre entusiastas de TI, desenvolvedores e usuários diários por sua facilidade de uso e flexibilidade.
Pelo contrário, o Windows sempre foi um sistema operacional proprietário desenvolvido pela Microsoft e um dos sistemas operacionais mais utilizados para computadores pessoais.
Embora o Windows continue a ser o sistema operacional preferido de muitos usuários, o Linux também abriu caminho para muitos usuários.
Agora, Linux ou Windows é um debate, mas se você não conseguir instalar nenhum desses sistemas operacionais em seu PC, isso pode ser um pouco problemático.
Se você é usuário de Linux e não consegue instalar o Windows, ou vice-versa, podem existir dificuldades técnicas ou restrições geopolíticas que dificultam o processo.
Neste caso, uma solução eficaz é usar uma VPN no Windows. Com uma VPN, como a ExpressVPN para Windows, você pode acessar os recursos online necessários para o sistema operacional de sua escolha sem problemas.
Nas seções a seguir, discutiremos o uso do Linux em detalhes e debateremos sobre os prós e os contras da instalação do Linux em um PC com Windows.
Prós e contras da instalação do Linux em um PC com Windows
Cada um dos dois sistemas operacionais tem suas próprias vantagens e desvantagens, mas hoje vamos nos concentrar apenas no Linux e agendar o desastre do Windows para outro momento.
Prós de instalar Linux em PC com Windows
A seguir estão as vantagens de instalar o sistema operacional Linux em seu PC Windows.
Melhoria de desempenho
O sistema operacional Linux é frequentemente leve em comparação com outros sistemas operacionais em termos de recursos do sistema, resultando em um processo de inicialização rápido e desempenho de sistema improvisado, especialmente para hardware mais antigo.
O Linux também é um sistema operacional eficiente em comparação ao Windows, pois você pode otimizar o sistema operacional para executar apenas os processos necessários, reduzindo assim qualquer sobrecarga.
Segurança
O Linux sempre se esforçou para fornecer a seus usuários um modelo de segurança robusto e reduzir significativamente o risco de qualquer malware e vírus se instalar em seu PC.
O Linux opera com uma estrutura baseada em permissão e limita quaisquer danos potenciais causados por esses malwares e vírus prejudiciais.
Além disso, o Linux lança atualizações frequentes e patches de segurança que são facilmente instalados sem reinicialização, minimizando assim o tempo de inatividade.
Custo-beneficio
Instalar o sistema operacional Linux em seu sistema significa que você está investindo em uma opção econômica, já que a maioria das distribuições é de código aberto e de download gratuito, o que significa que você não precisa pagar nenhuma taxa adicional pesada por licenças caras do Windows.
O ecossistema Linux também possui um vasto repositório de software gratuito e de código aberto, o que reduz a necessidade de quaisquer aplicativos comerciais e caros.
Personalização e Flexibilidade
O Linux também oferece amplas opções personalizáveis para seus usuários, caso eles desejem ajustar seu ambiente de área de trabalho entre diferentes opções como GNOME, KDE, XFCE, etc., junto com o comportamento e aparência do sistema.
Além disso, o Linux acaba sendo um sistema operacional mais flexível que outros, pois possui diferentes versões adaptadas a diferentes necessidades e preferências, como Ubuntu e ArchLinux.
Contras de instalar Linux em PC com Windows
A seguir estão as desvantagens de instalar o sistema operacional Linux em seu PC Windows.
Curva de aprendizado
Se você já está acostumado com o Windows há algum tempo, será difícil mudar para o Linux assim.
Dependendo da distribuição usada, o Linux não opera exatamente com uma interface de usuário fácil de navegar e operações de linha de comando, o que pode ser bastante intimidante e desconhecido para novos usuários.
Compatibilidade de software
Sem dúvida, o Linux é um ótimo sistema operacional com múltiplos benefícios e flexibilidade, mas não oferece exatamente o tipo de compatibilidade de software que o Windows oferece.
Se você estiver migrando do Windows para o Linux, poderá observar que alguns softwares e jogos suportados no Windows podem não estar disponíveis ou não funcionar tão bem no Linux.
Embora existam muitas alternativas diferentes disponíveis, infelizmente, nem todas oferecem a mesma funcionalidade.
Compatibilidade de hardware
Semelhante ao software, pode haver alguns componentes de hardware em potencial (novos ou antigos) que podem não ter drivers oficiais do Linux e podem causar alguns problemas de compatibilidade.
Existem também certas impressoras e scanners que podem funcionar apenas com suporte limitado no Linux.
Suporte e Documentação
Os sistemas operacionais Linux não têm exatamente alto suporte comercial se comparados ao Windows. Embora você receba bastante apoio da comunidade em diferentes fóruns e grupos online, não há muito suporte comercial para ajudá-lo.
Além disso, a qualidade da documentação do Linux também varia entre os distribuidores e nem sempre é abrangente, dificultando a localização de soluções para um problema específico.
Jogos
Os sistemas operacionais Linux enfrentam problemas de compatibilidade de jogos há muito tempo, com a maioria dos jogos não tendo um bom desempenho no sistema operacional em comparação com o Windows.
Embora a situação tenha melhorado significativamente ao longo do tempo, e com a oferta do Steam de suporte para jogos Linux, ainda existem muitos jogos que não são otimizados para o sistema operacional Linux.
Conclusão
Com base no artigo detalhado acima, podemos concluir que a instalação do sistema operacional Linux em um PC com Windows tem várias vantagens, como melhor desempenho, segurança aprimorada e economia efetiva de custos.
No entanto, também existem várias desvantagens, incluindo compatibilidade de hardware/software, curva de aprendizado, etc.
Portanto, se você está pensando em mudar para o Linux, avalie esses prós e contras de acordo com suas preferências para tomar uma decisão informada.