Projeto PaSh foi adotado pela Linux Foundation

Conhecido por produzir um poderoso compilador projetado para paralelizar scripts, o Projeto PaSh foi adotado pela Linux Foundation.

A Linux Foundation adotou o Projeto PaSh, que oferece um compilador baseado em Linux para paralelizar automaticamente scripts de shell POSIX para otimizar programas e acelerar a execução, especialmente em sistemas multiprocessadores.

Pojeto PaSh foi adotado pela Linux Foundation

Projeto PaSh foi adotado pela Linux Foundation
Projeto PaSh foi adotado pela Linux Foundation

Sim. Projeto PaSh foi adotado pela Linux Foundation, ou seja, o compilador PaSh, que é projetado para paralelizar e, portanto, acelerar scripts de shell POSIX, tem um novo lar com a Linux Foundation.

PaSh parece ser um grande avanço para uma linguagem de script de shell que existe há quase um quarto de século e é usada em todo o espectro de tecnologia em programas utilitários como o Bash.

O PaSh foi projetado para “melhorar e acelerar a execução de scripts de shell em face de novas alterações de rastreamento da web, indexação e processamento de linguagem natural”, afirmou Nikos Vasilakis, presidente do Comitê de Direção Técnica e pesquisador do MIT.

O Projeto PaSh é apoiado pelo MIT, pela Rice University, pelo Stevens Institute of Technology e pela University of Pennsylvania.

O software é baseado em técnicas que obtiveram vários prêmios, incluindo um prêmio de melhor artigo na 16ª edição da conferência EuroSys e um prêmio de pesquisa de pós-graduação da Association of Computing Machinery for U of P’s Konstantinos Kallas, membro do Comitê de Direção Técnica do PaSh Projeto.

O anúncio diz que:

“O PaSh promete um aumento de velocidade para usuários de shell de todos os tipos”, afirmou o professor assistente do Stevens Institute e membro do Comitê de Direção Técnica do PaSh, Michael Greenberg. Em computadores com multiprocessadores, PaSh “pode ​​executar tarefas como rastreamento e indexação da web, análises relacionadas ao COVID-19, processamento de linguagem natural e outras cargas de trabalho em uma fração de seu tempo original com esforço mínimo a zero do desenvolvedor.”

PaSh é definido como um compilador de “processamento de shell paralelo de dados de toque leve” que fornece paralelização de “source-to-source” (fonte a fonte).

O compilador baseado em Linux usa um script de shell POSIX como entrada para criar um novo programa que é significativamente mais rápido.

A natureza de source-to-source do software permite que o script de shell otimizado seja inspecionado e executado usando as mesmas ferramentas, no mesmo ambiente e com os mesmos dados do script original.

Há também uma pequena biblioteca de tempo de execução e anotações associadas em programas comumente usados ​​em scripts de shell, que fornece ao PaSh primitivos de alto desempenho.

Mike Dolan, GM and SVP Projects da Linux Foundation, afirmou que:

“À medida que o desenvolvimento de software evolui para lidar com aprendizado de máquina, conteinerização, inteligência artificial e muito mais, o PaSh aparece para oferecer suporte a desenvolvedores e cientistas de dados que precisam mais de suas ferramentas de script.”

Por fim, o PaSh está disponível para download gratuito em sua página no GitHub, e mais informações podem ser encontradas no site PaSh.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.