Através de eleições realizadas democraticamente, recentemente, o Projeto Debian escolheu seu novo líder, Andreas Tille.
O Projeto Debian é uma associação de indivíduos que criaram uma causa comum para criar um sistema operacional livre. Este sistema operacional é chamado Debian.
O Debian está entre as distribuições Linux mais respeitadas. É conhecido pela sua excelente reputação e é um símbolo de governação democrática na comunidade de código aberto.
Todos os anos, eleições internas são realizadas para selecionar o novo líder do projeto – uma pessoa que representa o projeto e serve como rosto público do Debian por um mandato de um ano.
Este ano, após ser reeleito por quatro anos consecutivos, o atual líder do Debian, Jonathan Carter, entregou seu cargo a Andreas Tille.
Projeto Debian escolheu seu novo líder, Andreas Tille
Após eleições realizadas democraticamente, Jonathan Carter deixou o cargo de líder do projeto Debian, passando o cargo para Andreas Tille. Dito isso, aqui está o que sabemos sobre ele.
Físico de formação formado pela Martin-Luther-Universität Halle/Wittenberg na Alemanha e fotógrafo amador, Andreas Tille juntou-se ao Debian como desenvolvedor em maio de 1998 e é presença constante há 26 anos.
Quatro anos depois, ele iniciou o Projeto Debian Med para transformar o Debian em um sistema operacional que atendesse às necessidades específicas da prática médica e da pesquisa biomédica.
Como desenvolvedor Debian, Tille mantém muitos pacotes, cuja lista completa pode ser encontrada aqui.
O Projeto Debian anunciou brevemente sua eleição, sem fornecer detalhes adicionais como número de candidatos, votos ou resultados. Espera-se que esta informação seja compartilhada posteriormente.
Por último, a julgar pela página de Tille, ele é um homem totalmente comprometido com o software livre e o código aberto.
Então, parabéns a ele pela eleição! Estamos confiantes de que sob sua liderança, o Debian alcançará novos patamares e continuará a ser um dos pilares do ecossistema de código aberto.