Segundo informações da própria equipe do software, o Projeto Blender está lutando contra ataques DDoS desde sábado.
O Blender é um pacote de design 3D popular para a criação de filmes animados, videogames, gráficos em movimento, efeitos visuais, simulação de corpos moles e partículas e muito mais.
O Blender confirmou que as recentes interrupções do site foram causadas por ataques contínuos de DDoS (negação de serviço distribuída) que começaram no sábado.
Projeto Blender está lutando contra ataques DDoS desde sábado
A equipe do projeto afirma que os ataques começaram no fim de semana, impossibilitando o processamento de solicitações legítimas de conexão, causando graves interrupções nas operações.
“Desde o último sábado, 18 de novembro, os servidores do blender.org estão sob ataque DDoS; derrubando nossos servidores ao sobrecarregá-los com solicitações”, diz o anúncio.
“Os administradores têm trabalhado nisso sem parar. As tentativas de bloquear intervalos de IP dos invasores não funcionaram, pois eles voltaram rapidamente de outros locais.”
Mesmo nos curtos períodos durante os quais os invasores interromperam os ataques, a infraestrutura do Blender permaneceu sobrecarregada por grandes volumes de solicitações legítimas pendentes, dificultando a recuperação dos servidores.
Eventualmente, após quatro dias de problemas contínuos, a equipe mudou hoje seu site principal para CloudFlare, o que, segundo eles, ajudou a reduzir o impacto dos ataques.
Estatísticas compartilhadas pelo COO do Blender, Francesco Siddi, no X, mostram que os ataques estão em andamento, contando mais de 240 milhões de solicitações falsas direcionadas aos servidores do projeto.
O Blender alerta que os seguintes problemas podem persistir ao tentar utilizar seus serviços e sites:
- O acesso ao site requer a solução de um “desafio” de filtragem de bots para alguns usuários.
- O “blender.org” ainda pode estar inacessível por motivos técnicos, mas “www.blender.org” funciona.
- Sites que hospedam o código do Blender, documentos do desenvolvedor, devtalk, wiki e portal de download ainda não estão disponíveis.
Os atores da ameaça responsáveis pelos ataques ao Blender e seus motivos são atualmente desconhecidos.
Caso as interrupções retornem nos próximos dias, é importante observar que baixar o Blender de sites de terceiros ou resultados promovidos na Pesquisa Google pode levar a infecções por malware.
Se você deseja obter um instalador do Blender e o site oficial está fora do ar, você pode sempre obter uma versão sem DRM do Steam, que não requer o cliente da Valve para ser executado.
O Blender também está disponível no GitHub, pode ser instalado no Linux usando este tutorial, enquanto os usuários do Windows também podem obtê-lo diretamente na Microsoft Apps Store.