Projeto Aria do Facebook lançará um óculos de RA da marca Ray-Ban

Através de uma importante parceria, o Projeto Aria do Facebook lançará um óculos de RA da marca Ray-Ban e mais. Conheça esse gadget e os objetivos do Facebook.

A realidade aumentada tem recebido muito amor de grandes empresas de tecnologia, incluindo Apple e Google.

Agora, o Facebook anunciou o Projeto Aria, um projeto de pesquisa para construir óculos AR (realidade aumentada). O gigante da mídia social fez parceria com a EssilorLuxottica, fabricantes dos óculos Oakley, RayBan e Armani para o projeto.

Projeto Aria do Facebook lançará um óculos de RA da marca Ray-Ban

Os primeiros óculos inteligentes serão óculos da marca Ray-Ban com lançamento previsto para 2021.

A partir de agora, o Projeto Aria não será lançado como um dispositivo de consumo. Ele é marcado como um dispositivo de pesquisa para reunir os dados necessários.

O dispositivo de pesquisa não exibe informações na lente, mas grava áudio, vídeo, localização e movimento dos olhos.

O que é o Projeto Aria?

Projeto Aria do Facebook lançará um óculos de RA da marca Ray-Ban
Projeto Aria do Facebook lançará um óculos de RA da marca Ray-Ban

Projeto Aria do Facebook para disponibilizar óculos AR para funcionários limitados.

O Projeto Aria é uma iniciativa de pesquisa do Facebook para ampliar as aplicações de RA. Simplificando, o Facebook está coletando dados para otimizar os óculos de RA antes de lançá-los para os consumidores.

O objetivo final dos óculos AR é apresentar um heads-up-display em seus óculos, e projetar Aria é um passo nessa direção.

O Facebook fará apenas uma centena desses dispositivos inicialmente. O dispositivo, ou óculos, será limitado a funcionários do Facebook e contratados na área da baía de San Fransisco e em Seattle.

Usos de óculos AR

O Facebook fez um pequeno vídeo mostrando os aplicativos dos óculos RA e como eles vão tornar a vida mais fácil. A empresa demonstrou que os óculos podem dizer virtualmente se você deixar as chaves na mesa de centro.

Eles vão navegar no caminho para você, dizendo-lhe para parar nos semáforos. Os óculos são mostrados até mesmo recomendando itens para comprar e destacando itens na lista de desejos do usuário quando ele entra em uma loja.

De volta ao presente, o Facebook também diz que o Projeto Aria é apenas o primeiro passo nessa direção, e a maioria das aplicações no vídeo provavelmente são de um futuro próximo.

Privacidade no mundo da AR

Imagine andar em um mundo onde tudo o que você vê é registrado e todos que o vêem registram você. Muito assustador? Bem, esse dia não está longe com os óculos AR chegando agora.

Por enquanto, o Facebook emitiu diretrizes para os usuários desses óculos.

Os pesquisadores do Projeto Aria usarão uma camiseta informando aos usuários que estão sendo gravados. Eles também serão instruídos a não gravar em áreas confidenciais, como vestiários e banheiros.

O dispositivo também terá um botão físico de mudo para interromper a captura de dados. Os usuários também terão um aplicativo complementar em seus telefones para excluir partes dos dados gravados.

No entanto, o vídeo, áudio, GPS e movimento dos olhos serão mantidos nos servidores do Facebook e os usuários não poderão acessá-los.

O que está sendo falado no blog

Post Views: 281

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.