A Purism apresentou a primeira atualização sobre o progresso do Librem 5, um smartphone Linux criptografado que foi anunciado no ano passado. Confira os detalhes.
- Como transmitir vídeos para o Chromecast via terminal usando o Stream2Chromecast
- Como instalar o cliente Spotify Spot no Linux via Flatpak
- Musikcube no Linux – Conheça esse player baseado no terminal
- Como instalar o baixador Parabolic no Linux via Flatpak
- Como instalar o codec Xvid no Ubuntu, Mint, Debian e derivados
Anda em fase inicial, as decisões sobre o tipo de hardware que irá equipar o dispositivo, já estão sendo tomadas. Por conta disso, algumas especificações foram ou podem estar sendo modificadas.
Detalhes sobre o progresso do Librem 5
As informações sobre o progresso do Librem 5 dadas pela empresa Purism apotam para mudanças no hardware.
Antes desse relatório, as especificações do Librem 5 eram essas:
- Tela sensível ao toque de 5 polegadas;
- CPU i.MX6 ou i.MX8;
- GPU Vivante (driver acelerado de software livre do Etnaviv);
- Porta multifunções;
- Baseband mobile separada;
- RAM LPDDR3 de 3 GB;
- Armazenamento eMMC de 32 GB;
- Slot MicroSD;
- Câmeras dianteiras e traseiras;
- Courage jack (aka 3.5mm headphone).
Agora, a Purism parece confiante de que o aparelho Librem 5 usará o SoC (System On Chip, ou sistema em um chip) i.MX8, que é mais novo, rápido e bem mais eficiente em termos de energia. O chipset escolhido inicialmente, o i.MX6, que é mais antigo e menos poderoso, parece ter sido descartado.
As especificações do sistema listava o i.MX6 como um combo de CPU e GPU, já que a Purism sabe que este chip funciona bem com software livre (através do driver Etnaviv). Entretanto, a empresa expressou sua esperança de que algo mais novo poderia vir a ser usado.
Agora, com base nas discussões que a Purism teve com a fabricante de chips NXP, e abordado no primeiro relatório de progresso do Librem 5, sua confiança parece bem fundamentada. Eles dizem que o SoC i.MX8 é “o candidato mais provável para usarmos no Librem 5”.
Por outro lado, a empresa também começou a avaliar as telas. A esperança é usar um touchscreen de 5 ou 5,5 polegadas com uma resolução full HD (1920 × 1080). Para ajudar a desenvolver o desenvolvimento do lado do software das coisas em andamento, a Purism está conectando displays de alta definição de 5,5 polegadas aos seus painéis de desenvolvimento.
Com novos membros da equipe a bordo e novas parcerias e cooperação entre projetos de código aberto a serem construídos, parece que a Purism está em uma boa posição para cumprir seu objetivo de enviar o telefone Librem 5 para os apoiadores a partir do início de 2019.
Agora, é esperar para ver!
Conheça melhor o Librem 5
Se a ideia de um telefone criptografado que coloque tanta ênfase na preservação da sua privacidade como faz em recursos de hardware e especificações técnicas, lhe deixou interessado, veja mais detalhes no link abaixo.
Página de financiamento coletivo do Librem 5.
Para obter mais detalhes sobre outros aspectos do aparelho, leia esse artigo:
Purism quer produzir o Librem 5, um smartphone Linux criptografado
O que está sendo falado no blog nos últimos dias
- NuTyX 10.0 lançado – Confira as novidades e baixe
- Purism publica primeira atualização sobre o progresso do Librem 5
- Lançado KDE Frameworks 5.42 para o KDE Plasma 5.12 LTS