Conheça alguns programas de gravação de tela para Linux

Se você procura uma ferramenta para produzir vídeos do que acontece no seu PC, conheça algumas boas opções de programas de gravação de tela para Linux.

Gravar o que acontece no computador é um recurso poderoso para criar tutoriais em vídeo. Com a captura, fica fácil produzir instruções claras para mostrar como fazer algo no PC.

Conheça alguns programas de gravação de tela para Linux

Existem várias ferramentas para fazer isso no Linux e separei alguns programas de gravação de tela para Linux que já foram citados aqui blog.

Conheça alguns programas de gravação de tela para Linux

Dê uma olhada na lista, conheça um pouco mais sobre cada uma das opções, instale e experimente.
A lista continuará sendo atualizada toda vez que for publicado um novo programa de gravação de tela para Linux.

Gravador de tela do GNOME Shell

Sim, existe um gravador de tela embutido no Ubuntu (e outras distros). Ele é incluído como parte da área de trabalho do GNOME Shell e, está tão bem integrado, que também está bem escondido.

Para acessar o gravador de tela do GNOME Shell, você precisa pressionar um atalho de teclado. Isso significa que, se você ainda não sabe, é provável que nunca saiba que ele está lá.

Como usar o secretíssimo gravador de tela do GNOME Shell

Peek Animated GIF recorder

Peek é uma ferramenta de código aberto para Linux que oferece uma janela simples, que pode ser redimensionada para selecionar uma área de tela, e gravar imagens GIF animadas curtas.

Atualmente, ele suporta apenas sistemas Linux com X11. O programa também deve funcionar em outros sistemas baseados no Unix que usam X11. Como o suporte a Wayland está no planejamento do desenvolvimento do programa, talvez ele funcione também em outros sistemas operacionais no futuro.

Como instalar o Peek Animated GIF recorder no Linux

VLC

O VLC media player é um reprodutor multimídia, framework, streamer e encoder.

Ele pode reproduzir a maioria dos codecs e formatos de áudio e vídeo (MPEG 1/2/4, H264, VC-1, DivX, WMV, Vorbis, AC3, AAC, MKV, etc.) e também pode ser usado para converter formatos diferentes ou enviar stream através da rede.

No geral, ele pode reproduzir arquivos, streams de rede, DVDs, CDs de áudio, Blu-Rays, dispositivos de captura e telas.

Das quatro opções citadas nessa lista, o VLC é o único que não foi feito apenas para gravar o que acontece no PC, por isso, para usá-lo para essa função, veja esse tutorial do TechTudo (embora feito no Windows, ele deve funcionar sem problemas no Linux).

Como instalar a última versão do VLC no Linux

Kazam

Kazam screencaster é um gravador de tela e ferramenta de screenshot para Linux, baseada no GStreamer. O programa suporta a gravação de toda a tela (com suporte a multi monitor), uma janela ou uma área, vem com suporte aos formatos de vídeo MP4 (H264), WebM (VP8) e AVI (RAW, Huffyuv e sem perdas JPEG), além de permitir framerate customizáveis, mostrar/ocultar o mouse durante a gravação, gravar o som dos alto-falantes e/ou microfone, atalhos de teclado, atraso configurável antes de capturar e salvar arquivo automaticamente.

Gravador de tela: Kazam screencaster ganha suporte a Webcam e YouTube Live.

SimpleScreenRecorder

SimpleScreenRecorder é um gravador de telas para Linux que serve para gravar programas e jogos.

Ele pode gravar sua tela usando qualquer recipiente (MP4, MKV, OGG, WebM e assim por diante) e codec de áudio/vídeo (H.264, VP8, Theora para vídeos e Vorbis, mp3, AAC, etc. para áudio), suportado por libav, com taxa de bits configuráveis.

O programa é mais rápido do que o VLC e o ffmpeg/avconv, e diferente desses dois, ele sincroniza áudio e vídeo corretamente.

Ele também reduz a taxa de quadros de vídeo, caso o seu computador seja muito lento (ao invés de usar toda a sua memória RAM como o VLC faz), exibe estatísticas durante a gravação (o tamanho do arquivo, taxa de bits, o tempo total de gravação, taxa de quadros real etc…) e usa as bibliotecas libav/ffmpeg para a codificação, por isso suporta muitos codecs diferentes e formatos de arquivo.

Como instalar o SimpleScreenRecorder no Ubuntu

VokoScreen Caster

VokoScreen Caster é um criador de screencast fácil de usar que pode ser usado para gravar vídeos educativos, fazer gravações ao vivo do navegador, instalações, vídeo conferências e muitas outras possibilidades.

Por debaixo do capô, ele é um simples gravador de tela que se baseia no ffmpeg. Com ele você pode gravar vídeos com duração ilimitada e até escolher a taxa de quadros do vídeo.

Ele também funciona perfeitamente para gravar jogos enquanto você está jogando. Vokoscreen funciona com todos os desktops Linux como: Unity, Gnome Shell, Cinnamon, Mate e outros.

Como instalar o VokoScreen Caster no Ubuntu.

Open Broadcaster

OBS ou Open Broadcaster é um software de código aberto e multiplataforma, que permite gravar as atividades de nossa área de trabalho e compartilhá-los ao vivo na web.

O programa pode ser usado para fazer tutoriais em vídeo e compartilhá-los no YouTube Live, Twitch TV, DailyMotion e etc.

Com ele é possível capturar o desktop inteiro ou apenas uma janela, importar vídeo de uma placa de captura e adicionar imagens ou texto. Uma vez incluída, você pode processar tudo em várias “cenas” e carregar a coisa toda ao vivo via streaming ou iniciar uma gravação.

Como instalar o Open Broadcaster no Ubuntu e derivados

ScreenStudio

ScreenStudio é um software livre (GPL) multiplataforma para captura de vídeo no desktop, disponível para Linux e OS X.

O programa é baseado em Java, e por isso, depende do JRE 8, além do ffmpeg. Com ele é possível gravar o que acontece no seu desktop em arquivos de vídeo HD. Overlay algum texto ou mesmo a sua webcam.

Ele também irá permite transmitir a sua área de trabalho para serviços como UStream, Hitbox ou Twitch.tv.

Como instalar o ScreenStudio no Ubuntu e derivados.

Silentcast

Silentcast é uma ferramenta de gravação de tela e criação de GIF animado ou vídeo. O programa é simples, direto e prático. Assim, em poucos clique você grava o que precisa e obtém o arquivo de saída dessa gravação.

Como fazer uma gravação de tela e gerar GIF animado ou vídeo

Green Recorder

Green Recorder é um gravador de desktop simples, mas funcional, escrito com Python e GTK+ 3. Desde a versão 2.0, ele suporta Wayland na sessão do GNOME.

Ele usa bibliotecas do ffmpeg e até agora suporta MKV, AVI, MP4, WMV e nut (E só WebM para a sessão GNOME de Wayland). Com ele, você pode gravar uma janela em execução ou selecionar uma área para gravar.

Como instalar o Green Recorder no Ubuntu 16.04 ou superior

Conheça alguns programas de gravação de tela para Linux – Concluindo

Depois de testar as ferramentas de captura de de tela acima, escolha a que atende melhor as suas necessidades e comece a produzir seus vídeos.

Só não esqueça de compartilhar suas experiências para que outras pessoas possam usufruir do seu conhecimento.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile