Processadores Exynos podem retornar aos Flagships da Samsung

Segundos rumores, os processadores Exynos podem retornar aos Flagships da Samsung, já no ano que vem, pouco tempo depois de abandoná-lo.

A exclusividade do Snapdragon dos carros-chefe Galaxy S da Samsung pode terminar após apenas um ano.

A série Galaxy S24 do ano que vem pode usar um chipset Exynos em alguns mercados. A Samsung também lançará o Galaxy S23 FE, que deve estrear alguns meses depois, nas variantes Exynos e Snapdragon.

Nos últimos anos, a Samsung enviou seus principais telefones com um processador Exynos ou Snapdragon, dependendo da sua região. Normalmente, os EUA e a China obtêm o Snapdragon e o resto do mundo obtém o chip Exynos interno da empresa.

O último grupo de usuários não gostou dessa divisão, pois as versões do Exynos sempre tiveram desempenho inferior ao do Snapdragon.

Depois de reclamações implacáveis por anos, a Samsung finalmente abandonou o Exynos e foi all-in com o Snapdragon no ano passado. A série Galaxy S23 é alimentada por uma versão com overclock do Snapdragon 8 Gen 2 globalmente.

No entanto, rumores idicam que a empresa voltará ao Exynos já no ano que vem.

Processadores Exynos podem retornar aos Flagships da Samsung

Processadores Exynos podem retornar aos Flagships da Samsung
Processadores Exynos podem retornar aos Flagships da Samsung

Sim. Os Processadores Exynos podem retornar aos Flagships da Samsung. Um executivo da Samsung deu a entender em abril que a série Galaxy S24 poderia vir com um processador interno.

Outro relatório já reiterou essa possibilidade. Citando uma fonte confiável, o Pocket-lint relata que a Samsung está considerando retornar ao Exynos para a série Galaxy S24.

Rumores anteriores sugeriram que o Galaxy S24 com Exynos pode ser lançado na Europa e no Sudeste Asiático. No entanto, alguns especialistas do setor acreditam que a empresa coreana não pode correr esse risco de enviar a versão Exynos em grandes mercados como a Europa.

Ben Wood, analista-chefe e CMO da CCS Insight, disse que:

“Eu ficaria surpreso se a Samsung decidisse retornar ao Exynos para o importante mercado europeu, mas podemos vê-lo em alguns mercados menores para garantir que a plataforma interna da Samsung permaneça no jogo. Também há provavelmente um elemento da Samsung querendo manter a Qualcomm em alerta, o que pode ser o que está impulsionando esses rumores recentes.”

Antes do Galaxy S24, a Samsung tem mais um modelo Galaxy S alinhado para lançamento. A empresa está preparando o Galaxy S23 FE com planos de lançá-lo ainda este ano. Está desenvolvendo variantes Exynos e Snapdragon do novo telefone Fan Edition (FE).

O dispositivo contará com o Snapdragon 8 Gen 1 nos EUA e Exynos 2200 em outras regiões. Podemos ouvir mais sobre este telefone após o evento Galaxy Unpacked na quarta-feira. A Samsung lançará novos dobráveis, tablets e smartwatches no evento de amanhã.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.