Processador SiFive Performance P650 RISC-V revelado na RISC-V Summit como um desafiante para ARM Cortex-A77. Confira os detalhes desse chip.
No RISC-V Summit na Califórnia, o designer de chips SiFive revelou seu novo processador Performance P650. De acordo com a SiFive, sua última oferta é 50% mais poderosa do que o Performance P550, que foi lançado em junho.
Processador SiFive Performance P650 RISC-V revelado na RISC-V Summit
O Performance P650 de 64 bits utiliza o mesmo “pipeline de treze estágios, três edições, fora de serviço” que o P550. A largura do problema de instrução foi aumentada no P650, e o SiFive aumentou o desempenho por ciclo de clock em 40%.
A velocidade máxima do clock também foi aumentada, e aprendemos no mês passado que o desempenho do P650 atinge o pico de 3,5 GHz.
A SiFive acredita que o P650 “permitirá projetos RISC-V para mercados de processadores de aplicativos sensíveis ao desempenho, de data center a periferia, automotivo, móvel e muito mais”.
O Performance P650 pode ser dimensionado para até 16 núcleos. Para aplicativos de alto desempenho, SiFive diz que vários chips podem ser configurados para fornecer clusters de 128 núcleos.
Tudo isso resulta em um chip que “se compara favoravelmente ao Arm Cortex-A77 em uma variedade de cargas de trabalho”.
A SiFive planeja lançar uma prévia do Performance P650 no primeiro trimestre de 2022. “Selecione os clientes principais”, será convidado a participar e a disponibilidade geral está programada para meados do próximo ano.