Se você sempre quis ter um telefone com teclado físico QWERTY, o Pro1-X da Fxtec pode ser essa opção. Conheça melhor esse aparelho.
Smartphones que viram, dobram ou dobram como um professor de Yoga bem oleado estão na moda atualmente, mas sua novidade muitas vezes não tem um propósito real.
Felizmente, esse não é o caso do Pro1-X da Fxtec, um telefone com teclado físico QWERTY que foi lançado recentemente no site de financiamento coletivo IndieGoGo.
Pro1-X da Fxtec é um telefone com teclado físico QWERTY
Atrás da tela AMOLED de alta resolução de 5,9 polegadas deste telefone está um teclado QWERTY deslizante de 64 teclas (retroiluminado, naturalmente) e projetado para uso quando o telefone está no modo paisagem (para aquelas vibrações suaves do Nokia N900).
A Fxtec – estilizada como “F(x tec” – lançou seu aparelho Android Pro1 de gama média no ano passado, pré-carregado com uma experiência Android bastante simples.
Agora, a empresa está de volta com uma versão aprimorada do Pro1-X que apresenta especificações melhores e uma opção de sistema operacional. Aliás, o Lineage OS é o principal sistema operacional – e por boas razões.
O Fxtec Pro1-X é o primeiro dispositivo de consumidor a ser vendido com este tipo de Android amigável de código aberto disponível “pronto para uso”.
Além do mais, o Lineage OS também recebe atualizações mensais de SO, software e segurança (mais do que pode ser dito para a maioria dos telefones Android).
Os compradores não estão limitados ao Lineage OS, pois o Fxtec Pro1-X também executa o Ubuntu Touch.
Estamos falando de suporte imediato aqui; você não precisa baixar e atualizar o Ubuntu Touch sozinho ou inicializá-lo de um cartão SD. Está dentro. No dispositivo. Onde você quiser.
Duas versões do Pro1-X estão disponíveis no IndieGoGo. O modelo mais barato está equipado com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento; uma versão um pouco mais cara vem com 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.
O Pro1-X é baseado em um Snapdragon 835 SoC octa-core (o mesmo chipset usado no modelo Pro1 do ano passado).
Este chip, lançado pela primeira vez em 2016, ainda tem um desempenho competente e competitivo em 2020, especialmente quando comparado com muitos outros aparelhos de gama média.
O dispositivo também inclui porta USB-C, um fone de ouvido de 3,5 mm, dual-sim, expansão microSD, um sensor de impressão digital capacitivo montado na lateral e NFC. Ele também possui câmeras traseiras (12 MP) e frontais (8 MP).
A experiência do Ubuntu Touch não parece ter sido “aprimorada” ou adicionada para esta estreia, mas a convergência está disponível através da porta USB C.
A Fxtec diz “[os usuários podem] conectar o Ubuntu Touch F (x) tec Pro1-X em um monitor e eles terão a experiência completa do Ubuntu Desktop”.
Não fique muito animado com isso. Embora o Ubuntu Touch realmente tenha uma aparência de área de trabalho, não é a experiência de área de trabalho do Ubuntu como a maioria espera (e também não funciona da mesma forma devido ao seu sistema de arquivos somente leitura), portanto, tenha isso em mente antes de fazer o backup nessa base.
Adrian Li Mow Ching da Fxtec diz que:
“Após o feedback fantástico que recebemos dos usuários do Pro1, estamos entusiasmados com a parceria com a XDA para oferecer aos nossos clientes a escolha de um sistema operacional alternativo pronto para usar; uma experiência de smartphone pura com Lineage ou um sistema operacional Linux verdadeiramente aberto com Ubuntu Touch.”
O Fxtec Pro1-X foi lançado no IndieGoGo no dia 27/10. O telefone terá um preço inicial de US$ 829, mas os primeiros financiadores pode pegar um aparelho a partir de US$ 499.