No último dia 06 de agosto de 2021, o primeiro site publicado por Tim Berners-Lee completou 30 anos. Confira essa e outras datas marcantes da Internet.
A Internet não é algo novo, as origens dela internet remontam a uma pesquisa encomendada pelo governo dos Estados Unidos na década de 1960. Mas a web como a conhecemos começou não tão recentemente.
No dia 6 de agosto de 1991 (30 anos atrás) o cientista britânico Tim Berners-Lee publicou o primeiro site, um evento que mudou drasticamente a forma como a comunicação e a informação são compartilhadas e ao qual devemos o fato de você estar aqui no blog.
Primeiro site publicado por Tim Berners-Lee completou 30 anos
Além de e-mail, videoconferência e compartilhamento de arquivos ponto a ponto, a Web é um dos aplicativos mais importantes da Internet. É talvez o mais poderoso a ponto de o termo Internet ser freqüentemente usado para se referir à web.
Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web (WWW) em 1989, enquanto trabalhava no CERN.
A Web foi originalmente projetada e desenvolvida para atender à demanda por troca automatizada de informações entre cientistas em universidades e institutos em todo o mundo.
O CERN não é um laboratório isolado, mas o ponto focal de uma grande comunidade que inclui mais de 17.000 cientistas de mais de 100 países.
Embora normalmente passem um tempo no local do CERN, os cientistas costumam trabalhar em universidades e laboratórios nacionais em seus países de origem.
A ideia básica da WWW era mesclar as tecnologias em evolução de computadores, redes de dados e hipertexto em um sistema de informação global poderoso e fácil de usar.
Tim Berners-Lee escreveu a primeira proposta para a World Wide Web em março de 1989 e sua segunda proposta em maio de 1990. Em colaboração com o engenheiro de sistemas belga Robert Cailliau, esta proposta foi formalizada em novembro de 1990.
Ele delineou os conceitos principais e definiu os importantes termos por trás da Web.
O documento descreve um “projeto de hipertexto” denominado “WorldWideWeb”, no qual “navegadores” podem visualizar uma “web” de “documentos de hipertexto”.
No final da década de 1990, Tim Berners-Lee demonstrou suas ideias com o primeiro navegador e servidor operacional da CERN, info.cern.ch era o endereço do primeiro site e servidor da web do mundo, rodando em um computador NeXT no CERN.
O endereço da primeira página web era “http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject”, esta página continha links para informações sobre o próprio projeto WWW, incluindo uma descrição do hipertexto, detalhes técnicos para criar um servidor web e links para outros servidores da web à medida que se tornam disponíveis.
Esta primeira página foi publicada em 6 de agosto de 1991, portanto esta data às vezes se confunde com a disponibilidade pública dos primeiros servidores web, embora isso já tivesse acontecido meses antes.
Das datas mais importantes deste evento são as seguintes:
- Agosto de 1991: Tim Berners-Lee anuncia a disponibilidade da WWW na Internet em newsgroups da Internet e seu interesse no projeto vai além da comunidade de físicos. O primeiro anúncio foi feito em 6 de agosto de 1991 no alt.hypertext, um grupo de discussão para entusiastas do hipertexto.
- Dezembro de 1991 – O primeiro servidor web fora da Europa foi instalado no Stanford Linear Accelerator Center (SLAC) na Califórnia e onde foi fornecido acesso ao SPIERS, um banco de dados contendo informações para cientistas que trabalham no HEP (Física de Altas Energias), incluindo a capacidade de pesquisar por postagens.
- Janeiro de 1992: O WWW do CERN deixou de ser o primeiro protótipo para se tornar um serviço útil e confiável. Graças ao Boletim de Informática do CERN, milhares de cientistas aprenderam a usar a web para acessar uma riqueza de informações úteis, como números de telefone, endereços de e-mail, grupos de notícias, bem como software e documentação de computador.
- Janeiro de 1993 – O National Center for Supercomputing Applications (NCSA) da University of Illinois forneceu versões de amostra de seu navegador Mosaic para o X Window System.
- Abril de 1993: O CERN emitiu uma declaração colocando a Web em domínio público, garantindo que ela funcionaria como um padrão aberto. Este anúncio teve um efeito imediato na difusão da web. Outras ações de licenciamento foram tomadas para permitir que a web evoluísse e prosperasse. No final de 1993, havia mais de 500 servidores web conhecidos e a WWW respondia por 1% do tráfego da Internet.
- Maio de 1994: Robert Cailliau organizou a primeira conferência internacional na World Wide Web no CERN. Ele reuniu 380 usuários e desenvolvedores e foi saudado como o “Woodstock da Web”.
- Outubro de 1994: Tim Berners-Lee fundou o World Wide Web Consortium (W3C), no laboratório de informática do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em colaboração com o CERN e com o apoio da DARPA e da Comissão Europeia. Sir Berners-Lee ingressou no MIT, de onde permanece como Diretor do World Wide Web Consortium (W3C).