Criado para gerenciar permissões do aplicativo snap e um pouco mais, a primeira versão estável do Security Center está chegando.
O novo aplicativo do Security Center para desktop do Ubuntu está se preparando para seu primeiro lançamento estável, junto com uma ferramenta de segundo plano chamada Prompting Client.
Primeira versão estável do Security Center está chegando
A criação do Security Center foi relatada no início deste ano e ele não mudou muito desde então. O código subjacente foi melhorado, e a interface do usuário do Flutter foi feita para se parecer mais com Yaru/GTK, mas em termos do que ele faz, não muito!
A descrição do Snap Store para o aplicativo o descreve como “Interface do usuário do Security Center para desktop”, o que não diz muito sobre o propósito ou por que um usuário pode querer instalá-lo.
Resumindo, o Security Center é um front-end gráfico por meio do qual gerenciar permissões do aplicativo snap e pouco mais. Dizem que essas permissões diferem dos controles que os usuários já gerenciam usando o painel Configurações > Aplicativos.
Builds anteriores de abril incluíam integração com o Ubuntu Pro, mas isso não está mais presente nas versões de canal “stable” ou “edge”, presumivelmente porque o Security Center não estava pronto para o Ubuntu 24.04 LTS e o Ubuntu Pro está disponível apenas em versões LTS.
O aplicativo agora tem um toggle (rotulado experimental) que parece forçar todos os aplicativos snap a pedir permissão quando tentam acessar coisas além de sua sandbox.
Gostaria de saber se esse recurso faz uso da nova ferramenta Prompting Client que a Canonical também está desenvolvendo.
Prompting Client é um manipulador de permissões GUI AppArmor que “avisa” os usuários com diálogos de permissões GUI quando um aplicativo precisa fazer algo além dos limites de sua política de segurança designada (conforme definido pelo AppArmor).
Você pode ver o Prompting Client em ação (um build WIP de algumas semanas atrás) no GIF a seguir. Nele, um desenvolvedor Ubuntu salva uma imagem de uma página da web no Firefox. Duas solicitações de permissão parecem controlar essas permissões de leitura e gravação: –
Você já instala o Security Center a partir da Snap Store, se estiver impaciente.
O Prompting Client também está na Snap Store (sem página de listagem, pois é um aplicativo em segundo plano, mas sudo snap install prompting-client o instalará se os sinalizadores relevantes estiverem habilitados no arquivo de configuração snapd – mas não faça isso de qualquer jeito, por favor).
De qualquer forma, uma breve atualização sobre essa ferramenta potencialmente útil para usuários de aplicativos snap que buscam um controle maior sobre quais partes do sistema eles podem (e não podem) acessar.
A Canonical aparentemente publicará uma postagem de blog sobre o aplicativo em breve, então fique atento.