O desenvolvedor Bunnie Huang, disse que o Precusor, o dispositivo de hardware móvel aberto, irá atrasar, por causa da escassez global de chips.
O Precursor é um dispositivo móvel de bolso, de hardware aberto, que pode ser programado para uso como dispositivo de comunicação ou para uma variedade de outras aplicações.
E não é apenas o software que é programável – o coração do dispositivo é um FPGA que pode ser configurado para emular vários processadores.
Anunciado pela primeira vez no outono passado, o Precursor entrou em pré-encomenda por meio de uma campanha de crowdfunding Crowd Supply em novembro de 2020 e esperava-se que fosse enviado aos patrocinadores em dezembro de 2021.
E então começou a escassez global de chips.
Agora, Bunnie Huang, desenvolvedor do Precusor, diz que é improvável que o Precursor seja enviado aos patrocinadores antes de fevereiro de 2022.
Precusor, o dispositivo de hardware móvel aberto, irá atrasar
Isso porque o fornecimento de alguns componentes eletrônicos já estava apertado após o fechamento de fábricas no início da pandemia… e com a expectativa de que as economias globais continuem se recuperando, as grandes empresas estão comprando todas as peças que podem, o que está espremendo a cadeia de abastecimento ainda mais longe.
Huang diz que o aumento nos preços do Bitcoin também prejudicou o aumento da demanda por hardware de mineração de criptomoeda (o que leva à redução da oferta, aumento dos preços e tempos de espera mais longos para componentes-chave).
Tudo isso levou à escassez de produtos de grande nome como o PlayStation 5 e o Xbox Series X. Mas empresas menores e projetos independentes de financiamento coletivo foram especialmente atingidos.
A Pine64 está tendo mais dificuldade para fabricar seus laptops e telefones Linux de acordo com o cronograma.
A Popcorn Computer informa o preço de seu Pocket P.C. dispositivo Linux portátil está subindo US$ 50. E Huang diz que, em vez de um lead time de 24 semanas para componentes-chave, incluindo o FPGA Xilinx que alimenta o Precursor, sua equipe está agora olhando para um lead time de 50 semanas.
Portanto, em vez de uma produção piloto programada para este verão, com o objetivo de enviar unidades aos financiadores no outono, parece que a fabricação terá que esperar até novembro, com os dispositivos precursores sendo enviados no início do próximo ano.
Isso pode mudar se a falta de chips diminuir mais cedo do que o esperado… ou se as coisas piorarem antes de melhorar.
Mas, no geral, o atraso do Precursor é apenas o mais recente em uma série de histórias sobre restrições de fornecimento que afetam o tempo e/ou o preço de novos projetos de hardware.
É um momento difícil para tentar trazer um dispositivo de nicho como o Precursor ao mundo.
Os apoiadores da campanha de crowdfunding, tomem cuidado … ou pelo menos sejam pacientes.
Enquanto isso, Huang observa que o atraso pode ter pelo menos uma vantagem para o projeto do Precursor: em vez de enviar um programa de demonstração simples para software, o desenvolvedor Xobs teve mais tempo para trabalhar no sistema operacional Xous para o Precursor, e pode esteja pronto para entregar quando o hardware for enviado.
Você pode ler mais sobre o Precursor, Xous, e as últimas notícias sobre a edição especial do caso “Omakase” no post de atualização Crowd Supply de Huang.