Pré-alfa do Pidgin 3 será lançado em dezembro

Após 16 anos, o pré-alfa do Pidgin 3 será lançado em dezembro, dando seu próximo passo para a sua futura versão.

Pidgin é um cliente de mensagens instantâneas de código aberto que suporta múltiplos protocolos, como XMPP, AIM, IRC e outros. Ele permite que usuários gerenciem várias contas de chat em uma única interface, facilitando a comunicação em diferentes plataformas.

Compatível com Windows e Linux, o Pidgin é amplamente personalizável por meio de plug-ins e oferece suporte a recursos como mensagens de grupo, transferência de arquivos e criptografia opcional para conversas seguras.

Mas isso é passado… Lembra dos dias em que o Pidgin era um dos aplicativos de mensagens instantâneas favoritos, preenchendo perfeitamente a lacuna entre vários serviços de bate-papo? Bem, ele está de volta — mais ou menos.

Depois do que parece uma eternidade (16 anos, para ser exato), o Pidgin 3 está finalmente dando seus primeiros passos experimentais.

O anúncio oficial, um pouco atrasado, mas certamente bem-vindo, nos diz que o Pidgin 3.0 Experimental 1 será lançado em 31 de dezembro de 2024.

Pré-alfa do Pidgin 3 será lançado em dezembro

Pré-alfa do Pidgin 3 será lançado em dezembro

Sim. O Pré-alfa do Pidgin 3 será lançado em dezembro. Dito isso, vamos mergulhar no que isso significa para qualquer um que se lembra, ou ainda usa, o Pidgin e o que os novos usuários podem esperar deste clássico renascido.

Este próximo lançamento do Pidgin 3 é estritamente uma versão pré-alfa, o que significa que ainda não está pronto para uso diário em tempo integral.

Mas se você é apaixonado por mexer com software e ver seu progresso em primeira mão, este lançamento é um marco que vale a pena comemorar.

O lançamento será limitado em escopo — disponível como código-fonte e um Flatpak, provavelmente por meio do repositório Flathub Beta (embora este detalhe ainda esteja em discussão).

Então, se você é um mantenedor de pacotes, a equipe está pedindo para você esperar um pouco ou, pelo menos, marcá-lo como um lançamento experimental para os usuários aventureiros por aí.

Vale a pena notar que este lançamento oferecerá suporte ao IRCv3 — embora em um estado bruto, mas utilizável — com outros protocolos esperados para se juntar em versões posteriores.

Os desenvolvedores enfatizaram que a interface está longe de ser polida, e o Pidgin 3 é totalmente incompatível com seu antecessor, o Pidgin 2.

Se você está nostálgico sobre os antigos plugins que amava, esteja preparado para algum trabalho — eles precisarão ser completamente portados, já que quase todas as APIs mudaram nesta versão mais recente.

Além disso, o Finch, o primo baseado em texto do Pidgin, não faz parte desta versão, e é incerto se ele retornará.

Para enfatizar o quão experimental esta versão é, ela é oficialmente versionada como 2.90 em vez de 3.0. A última versão só será atribuída quando a equipe estiver pronta para fazer uma garantia de API.

Até então, o versionamento semântico e libtool será usado para significar o progresso em direção à versão final 3.0.

De acordo com os desenvolvedores, eles já estão preparando o terreno para o Pidgin 3.0 Experimental 2, com uma lista de problemas abertos disponíveis para aqueles que querem acompanhar ou mesmo contribuir.

Então, como o pré-alfa do Pidgin 3 será lançado em dezembro, se você estiver interessado em ajudar, seja testatndo os lançamentos ou contribuindo com código, há um guia de contribuidores disponível. Se você quiser uma experiência mais prática, pode até assistir ao Pidgin 3 sendo construído ao vivo no Twitch.

Sair da versão mobile