E foi lançado o Power Profiles Daemon 0.22 com melhorias para AMD. Confira os detalhes dessa importante atualização.
Power Profiles Daemon é um componente de baixo nível para fornecer manuseio de energia sobre DBus. Já usou as opções do Modo de Energia no menu Configurações Rápidas no GNOME Shell? Essas opções fazem interface por meio disto.
Esta é a solução de código aberto para expor perfis de energia ao desktop Linux e gerenciar melhor o estado do sistema entre os modos de economia de energia/balanceado/desempenho e outras opções.
Agora, uma nova versão do Power Profiles Daemon foi lançada, o Power Profiles Daemon 0.22.
Novidades do Power Profiles Daemon 0.22
O Power Profiles Daemon 0.22 traz uma série de melhorias para melhorar a eficiência de energia em desktops Linux, particularmente em dispositivos AMD.
O Power Profiles Daemon 0.22 foi lançado durante a noite com vários novos recursos, principalmente no lado do laptop AMD.
O Power Profiles Daemon agora reconhece o nível da bateria e, portanto, os drivers PPD podem usar o nível da bateria como parte de seu processo de tomada de decisão.
O suporte da AMD está usando o nível da bateria para fornecer uma abordagem mais progressiva em torno do Adaptive Backlight Management (ABM).
Agora que o power-profiles-daemon está ciente do nível da bateria, drivers de energia como os drivers Intel e AMD P-State podem (quando suportados) ajustar o gerenciamento de energia com base no valor atual do nível da bateria.
A changelog do projeto:
“Em particular, a ação de energia do painel AMD agora usa uma abordagem progressiva, alterando a [luz de fundo da tela] com base na porcentagem da bateria.”
A integração do driver AMD P-State agora também oferece suporte ao Core Performance Boost quando não estiver em execução no modo de economia de energia, melhor manuseio em torno de firmware defeituoso e bugs do kernel e, em seguida, no lado do driver gráfico do kernel AMDGPU, agora pode manipular os relógios do Dynamic Power Management (DPM).
Além disso, o driver AMD P-State traz várias melhorias na v0.22, incluindo:
- Suporte para aumento de desempenho do núcleo quando não estiver no modo de economia de energia
- Usa a frequência mínima para a frequência não linear mais baixa
- Menos vulnerável a firmware defeituoso e bugs do kernel
Outra atualização relacionada à AMD é a capacidade do daemon de alterar as velocidades de clock do Dynamic Power Management (DPM) em GPUs AMD.
Se o modo “Economia de energia” estiver ativo, as velocidades de clock agora serão reduzidas para “baixas”, reduzindo o consumo de energia.
Então, por exemplo, se você estiver usando um laptop com uma configuração AMD, poderá aproveitar uma vida útil mais longa da bateria com a economia de energia ativa graças a essa alteração. Quando você altera o modo de energia, seu sistema aumentará essas velocidades de clock para que você se beneficie.
Em outros lugares, a interface de linha de comando do daemon agora oferece suporte à desativação da integração logind e upower.
Ele também assume que turbo_pct não está presente, a menos que seja explicitamente especificado, evitando quaisquer peculiaridades na suposição de disponibilidade.
Os desenvolvedores também observam que ‘as configurações de bloqueio do serviço systemd foram restringidas’ ainda mais (elas eram fortemente restringidas na versão anterior também), e o ‘serviço systemd inicia mais tarde na inicialização para evitar conflitos com o carregamento do módulo’.
Também há melhorias no serviço systemd, correções turbo_pct e outros aprimoramentos com o Power Profiles Daemon 0.22.
Para saber mais sobre essa versão do Power Profiles Daemon, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Power Profiles Daemon
Para instalar a versão mais recente do Power Profiles Daemon nas principais distribuições Linux, atualize seu sistema, ou acesse essa página.