O postmarketOS recebeu uma interface para smartwatch que poderá levar o sistema para uma grande variedade de relógios inteligentes.
Os desenvolvedores do postmarketOS (uma distribuição Linux para smartphones baseada em Alpine Linux, Musl e BusyBox) anunciaram há alguns dias que implementaram a capacidade de usar uma interface de usuário para smartwatch.
postmarketOS recebeu uma interface para smartwatch
Essa interface de usuário para smartwatch foi feita com base no trabalho do projeto AsteroidOS. AsteroidOS é uma interface de usuário totalmente FOSS smartwatch baseada na pilha Mer e também usada pelo Glacier.
Os componentes do sistema são criados usando desenvolvimentos do projeto OpenEmbedded, que fornece ferramentas para a criação de distribuições GNU/Linux para sistemas embarcados.
Lembre-se de que a distribuição postmarketOS foi desenvolvida originalmente para smartphones e fornecia a capacidade de usar uma variedade de interfaces de usuário, incluindo KDE Plasma Mobile, Phosh e Sxmo.
Os entusiastas têm desenvolvido portas postmarketOS para os smartwatches LG G Watch e LG G Watch R há vários anos, que foram limitados até agora pela capacidade de inicializar no modo de linha de comando, pois skins personalizados para smartphones disponíveis em postmarketOS são muito pesadas e irregulares para esses dispositivos.
A solução foi criar uma porta da interface Asteroid, preparada especificamente para relógios inteligentes. A interface especificada é desenvolvida pelo projeto AsteroidOS e foi originalmente usada em combinação com o ambiente do sistema Mer.
O Asteroid inclui uma seleção de aplicativos essenciais do smartwatch escritos em Qt 5 usando QML e rodando no ambiente shell do asteroid launcher, incluindo um servidor composto baseado no protocolo Wayland.
Este é o resultado de uma colaboração entre a equipe do Asteroid e o desenvolvedor de PostmarketOS Bart Ribbers (Pure TryOut), que levou à integração total da IU.
Outro passo nessa direção vem do desenvolvedor Luca Weiss (z3ntu), que supostamente está trabalhando em uma porta Linux principal para o LG G Watch R (codinome “lenok”), que pode se tornar o primeiro smartwatch. de.
Para interagir com o computador, o AsteroidOS usa a camada libhybris, que é uma camada para sistemas baseados em Glibc para fornecer drivers de dispositivos específicos do Android que são executados no espaço do usuário e estão vinculados à biblioteca do sistema Bionic para trabalhar em sistemas baseados em Glibc.
Com a ajuda da libhybris, já foi possível usar um driver binário Android não modificado para a GPU Qualcomm na plataforma Mer.
Isso envolve o uso de drivers da plataforma Android, mas a porta pronta para postmarketOS é adaptada para usar a pilha de drivers Linux padrão. A porta foi preparada em conjunto com os desenvolvedores do projeto AsteroidOS.
Observa-se que o surgimento da porta Asteroid no postmarketOS permitirá que a plataforma seja totalmente compatível com smartwatches e comece a migrar para novos dispositivos.
Substituir o firmware por postmarketOS pode ser uma solução interessante para continuar a vida de smartwatches antigos, para os quais o tempo de suporte do fabricante já expirou.
Recorde-se que o objetivo do projeto postmarketOS é proporcionar a possibilidade de utilização de uma distribuição GNU/Linux num dispositivo inteligente (tem como foco principal os smartphones), além de ser independente do ciclo de vida de suporte do firmware oficial e desvinculada das soluções padrão dos principais fabricantes da indústria que marcam o vetor de desenvolvimento.
O ambiente postmarketOS é unificado tanto quanto possível e reúne todos os componentes específicos do dispositivo em um pacote separado, todos os outros pacotes são idênticos para todos os dispositivos e são baseados em pacotes Alpine Linux padrão que é escolhido como uma das distribuições mais compactas e seguras, enquanto a parte do kernel do Linux é compilada a partir do projeto linux-sunxi.
Por fim, se você tiver interesse em saber mais sobre a nota, poderá conferir os detalhes no seguinte endereço.