Graças ao suporte para “inicialização de rede”, o sistema operacional PostmarketOS já pode ser inicializado em telefone Android desbloqueado.
Sempre quis experimentar um sistema operacional baseado em Linux como o postmarketOS em seu telefone… as não queria substituir o sistema operacional que já está instalado?
Bem, isso agora é possível.
PostmarketOS já pode ser inicializado em telefone Android desbloqueado
Conforme relatado pelo TuxPhones, uma atualização recente do postmarketOS adicionou suporte para “inicialização de rede”, que essencialmente permite conectar um telefone Android com um carregador de inicialização desbloqueado em seu computador com um cabo USB e inicializar a distribuição Linux móvel em seu telefone.
Basta desconectar e reiniciar para retornar ao Android.
Isso funciona de maneira semelhante à maneira como um LiveCD ou LiveUSB permite inicializar um computador a partir de um armazenamento removível sem gravar nada no armazenamento principal do seu PC.
Mas enquanto a maioria dos desktops e laptops fazem isso carregando o sistema operacional na RAM, a opção de inicialização de rede postmarketOS basicamente significa que, enquanto o kernel do Linux é carregado na RAM, os arquivos do sistema operacional permanecem no seu PC – portanto, desconectar o telefone quebrará o conexão.
Em outras palavras, é uma maneira legal de experimentar o postmarketOS sem instalá-lo. Mas é de uso limitado, já que você não poderá andar mais do que um ou dois pés de distância do seu computador.
Teoricamente, seria possível carregar todo o sistema operacional na RAM em dispositivos com memória suficiente, permitindo executar postmarketOS ou outras distribuições Linux sem a necessidade de manter seu telefone conectado a um PC com um cabo USB, mas o código para fazer isso acontecer não parece ter sido incorporado ao sistema operacional ainda.
Você pode encontrar mais detalhes sobre o suporte de inicialização de rede no postmarketOS em TuxPhones ou no relatório de mesclagem de código do GitLab do postmarketOS.