Com a chegada do postmarketOS 21.03 Beta 2, o PostmarketOS agora oferece suporte oficialmente para 11 telefones e tablets. Confira!
PostmarketOS é uma distribuição Linux projetada para smartphones e tablets que está em desenvolvimento desde 2017. O sistema operacional pode inicializar pelo menos 250 dispositivos diferentes, mas até recentemente o único dispositivo oficialmente compatível era o PinePhone.
Com o lançamento do postmarketOS 21.03 Beta 2, esse número sobe para onze, com suporte para novos dispositivos projetados para rodar Linux, como o smartphone Purism Librem 5 e tablet Pine64 PineTab, bem como telefones e tablets mais antigos que originalmente vinham com Android (ou em alguns casos, sistemas operacionais baseados em Linux).
PostmarketOS agora oferece suporte oficialmente para 11 telefones e tablets
PostmarketOS oferece várias opções diferentes para imagens pré-construídas que podem ser baixadas e instaladas em dispositivos compatíveis.
Você pode selecionar sua interface de usuário preferida: todos os dispositivos suportam Phosh ou Plasma Mobile, enquanto os usuários da PinePhone também podem baixar uma versão com a interface de usuário Sxmo.
Se você tem um PinePhone, PineTab ou Librem 5, também pode optar por uma versão com um instalador gráfico que o orienta no processo de criptografar seu armazenamento, definir uma senha de usuário e configurar uma senha de usuário.
Aqui está a lista completa de dispositivos suportados:
- ASUS MeMo Pad 7
- BQ Aquaris X5
- Motorola Moto G4 Play
- Nokia N900
- PINE64 PinePhone
- PINE64 PineTab
- Purism Librem 5
- Samsung Galaxy A3 (2015)
- Samsung Galaxy A5 (2015)
- Samsung Galaxy S4 Mini Value Edition
- Wileyfox Swift
Você pode encontrar links para download no site postmarketOS:
- postmarketOS Edge Builds (os recursos mais recentes à medida que se tornam disponíveis)
- postmarketOS 20.05 (a última compilação estável, disponível apenas para o PinePhone
- postmarketOS 21.03 Beta 2 (incorpora todos os recursos do Edge até o final de março de 2021)
Se você não estiver usando seu telefone Linux como telefone principal, o Edge tem algumas vantagens, pois você não terá que esperar meses por novos recursos e correções de bugs.
E neste estágio do desenvolvimento de sistemas operacionais para smartphones baseados em Linux, eu suspeito que a maioria das pessoas que executam Linux em um telefone o fazem em um dispositivo secundário, em vez de em seu telefone principal.
Também há versões Edge disponíveis para um dispositivo adicional: o laptop PineBook Pro.
Mas o objetivo do postmarketOS não é apenas fornecer uma alternativa baseada em Linux para Android ou iOS, mas também estender a vida útil de smartphones mais antigos.
E com isso em mente, o fato de que a próxima versão estável oferecerá suporte a quase uma dúzia de dispositivos, incluindo um que foi lançado há mais de uma década, representa um grande progresso em direção a esse objetivo.