E foi lançado o PostmarketOS 22.06 com o Plasma Mobile 22.04, e muito mais. Confira as novidades e veja onde atualizar.
PostmarketOS é uma distribuição Linux, um software livre e sistema operacional open source em desenvolvimento principalmente para smartphones e tablets, baseado em Alpine Linux, Musl e BusyBox.
O objetivo do projeto é proporcionar a oportunidade de usar o kit de distribuição Linux em um smartphone, que não depende do ciclo de vida do firmware oficial de suporte e não está vinculado às soluções padrão dos principais players da indústria que estabelecem o desenvolvimento vetor.
O ambiente postmarketOS é unificado tanto quanto possível e reúne todos os componentes específicos do dispositivo em um pacote separado, todos os outros pacotes são idênticos para todos os dispositivos e são baseados em pacotes Alpine Linux.
Em builds, sempre que possível, o kernel Linux vanilla é usado e se isso não for possível, kernels de firmware preparados pelos fabricantes de dispositivos são usados, além do KDE Plasma Mobile ser oferecido como skins personalizados principais, Phosh, Sxmo, mas outros ambientes podem ser instalados, incluindo GNOME, MATE e Xfce.
Sistemas operacionais móveis baseados em Linux, Android à parte, é uma história que se move lentamente com muitos capítulos.
Agora, os desenvolvedores do postmarketOS anunciaram o lançamento e a disponibilidade geral do postmarketOS 22.06 como uma nova grande atualização para esta distribuição GNU/Linux voltada para dispositivos móveis.
PostmarketOS 22.06
Chegando cinco meses e meio após o postmarketOS 21.12, que recebeu nada menos que cinco service packs que trouxeram pequenas melhorias e correções de bugs, o postmarketOS 22.06 está aqui para comemorar o 5º aniversário do projeto como um grande lançamento com vários novos recursos, suporte para novos dispositivos e UIs atualizadas.
O maior novo recurso na versão 22.06 do postmarketOS é o fato de que as atualizações de versões anteriores agora são finalmente possíveis. Na verdade, essa é uma grande mudança, pois você não precisa mais atualizar o postmarketOS para obter uma nova versão.
Agora, os usuários do postmarketOS 21.12 podem atualizar para o postmarketOS 22.06 apenas executando um script chamado postmarketos-release-upgrade em um emulador de terminal.
Como o script não é instalado por padrão em versões anteriores, os usuários terão que instalá-lo com o comando apk add postmarketos-release-upgrade antes de realizar uma atualização.
Sobre isso, os desenvolvedores disseram o seguinte:
“Estamos felizes em anunciar que agora é possível atualizar de uma versão para a próxima. Fizemos isso funcionar para Sxmo, Phosh e Plasma Mobile. Por enquanto, isso é baseado em CLI, no futuro deve ser possível conectar isso a aplicativos gráficos como GNOME Software e KDE Discover.”
O postmarketOS 22.06 também traz suporte para novos dispositivos, nomeadamente os smartphones Samsung Galaxy S III e SHIFT 6mq, aumentando os dispositivos suportados para 27, bem como as mais recentes UIs móveis, nomeadamente Plasma Mobile Gear 22.04, Phosh 0.17.0 e Sxmo 1.9. 0.
Entre outras mudanças notáveis, o postmarketOS 22.06 possibilita que os usuários atualizem seu modem para o firmware alternativo do Biktor por meio do utilitário de atualização de firmware fwupd e substitui a solução de servidor DHCP integrada por unudhcpd, que oferece uma abordagem minimalista mais rápida e confiável ao conectar seu telefone para o seu PC via USB.
Sob o capô, a nova versão do postmarketOS é baseada no Alpine Linux 3.16, o que significa que ele vem com algumas das mais recentes tecnologias e pacotes de software GNU/Linux.
Você pode baixar o postmarketOS 22.06 para o seu dispositivo agora mesmo pois ele está está disponível para download no site oficial para todos os dispositivos oficialmente suportados.
Claro, isso é para novas instalações, pois os usuários existentes do PostmarketOS podem realizar uma atualização seguindo estas instruções.
Por fim, se você estiver interessado em aprender mais sobre o postmarketOS 21.12, pode verificar os detalhes no seguinte endereço.