PostgreSQL 15 lançado com suporte a compressão LZ4 e Zstd

Finalmente foi lançado o PostgreSQL 15 com suporte a compressão LZ4 e Zstd, e muito mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O PostgreSQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados compatível com objetos SQL, altamente escalável e de código aberto. O foco dele é o padrão SQL.

Esse é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional de objetos (ORDBMS) com ênfase em extensibilidade e conformidade com padrões, e que é chamado muitas vezes simplesmente de Postgres.

Quando atua como um servidor de banco de dados, suas funções principais são armazenar dados com segurança e retornar esses dados em resposta a solicitações de outros aplicativos de software.

Enfim, o PostgreSQL pode lidar com cargas de trabalho que variam de pequenos aplicativos de uma única máquina a grandes aplicativos voltados para a Internet (ou para armazenamento de dados) com muitos usuários simultâneos.

Agora, o PostgreSQL 15 está oficialmente disponível como a versão mais recente deste servidor SQL de código aberto amplamente usado.

Novidades do PostgreSQL 15

PostgreSQL 15 lançado com suporte a compressão LZ4 e Zstd
PostgreSQL 15 lançado com suporte a compressão LZ4 e Zstd

O PostgreSQL 15 oferece várias melhorias de desempenho, finalmente adiciona um comando “MERGE”, habilita o suporte à compactação Zstd e LZ4 e possui vários outros recursos.

Quanto ao trabalho de desempenho para encontrar com o PostgreSQL 15, o anúncio de lançamento de hoje observa:

“Nesta versão mais recente, o PostgreSQL aprimora seus algoritmos de classificação em memória e em disco, com benchmarks mostrando acelerações de 25% a 400% com base em quais tipos de dados são classificados. Usar row_number(), rank(), density_rank() e count() como funções de janela também traz benefícios de desempenho no PostgreSQL 15. Consultas usando SELECT DISTINCT agora podem ser executadas em paralelo.”

“Com base no trabalho da versão anterior do PostgreSQL para permitir consultas remotas assíncronas, o wrapper de dados externos do PostgreSQL, postgres_fdw, agora suporta commits assíncronos.”

A compactação LZ4 e Zstd agora é compatível com arquivos WAL (write-ahead log), mais opções de replicação lógica, novas funções para usar expressões regulares, jsonlog como um novo formato de log usando JSON e uma variedade de outros aprimoramentos.

Mais detalhes sobre o lançamento do PostgreSQL 15 leia o anúncio no site PostgreSQL.org.

Como instalar ou atualizar

Os fontes e binários dessa versão podem ser baixados na página de downloads do projeto.

Para instalar a versão mais recente do PostgreSQL nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o banco de dados PostgreSQL no Linux via Snap
Como instalar o SGBD PostgreSQL no OpenSUSE, SUSE e derivados
Como instalar a versão mais recente do PostgreSQL no Linux Ubuntu, CentOS e derivados
Como instalar o PostgreSQL no CentOS e RHEL e derivados
Como instalar o SGBD PostgreSQL no Debian 10 Buster
Como instalar o PostgreSQL no Fedora e derivados
Como instalar o mais recente SGBD PostgreSQL no Debian e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.