Postfix 3.8 lançado com várias novidades e melhorias

E foi lançado o Postfix 3.8 com várias novidades e melhorias, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Postfix é um agente de transferência de correio (MTA) gratuito e de código aberto que roteia e entrega correio eletrônico. Projetado por Wietse Venema, o Postfix é um servidor de e-mail construído com a segurança em mente e projetado especificamente para substituir o Sendmail.

O Postfix tenta ser rápido e seguro, ao mesmo tempo em que é compatível com o sendmail o suficiente para não incomodar os usuários existentes.

Devido à sua arquitetura modular baseada em pipeline, o Postfix é versátil e se integra facilmente com muitos outros serviços, como processamento de spam e antivírus, bem como com software de armazenamento de mensagens, como o servidor Dovecot IMAP e POP3.

Agora, foi lançado o Postfix 3.8.

Novidades do Postfix 3.8

Postfix 3.8 lançado com várias novidades e melhorias
Postfix 3.8 lançado com várias novidades e melhorias

No Postfix 3.8.0, destaca-se que o cliente SMTP/LMTP implementa a capacidade de verificar os registros DNS SRV para determinar o host e a porta do servidor de correio que será usado para enviar mensagens.

O recurso proposto pode ser usado em infraestruturas onde serviços com números de porta de rede atribuídos dinamicamente são usados ​​para entregar mensagens de correio.

Por exemplo, se você especificar “use_srv_lookup = submit” e “elayhost = example.com:submission” na configuração, o cliente SMTP consultará o registro SRV do host _submission._tcp.example.com para determinar o host e a porta de email.

Outra mudança notável nesta nova versão é que o comando postconf fornece um aviso para os comentários definidos imediatamente após os valores dos parâmetros no arquivo de configuração do Postfix.

Além disso, a capacidade de configurar a codificação do lado do cliente para PostgreSQL é fornecida especificando o atributo “encoding” no arquivo de configuração (o padrão agora é definido como “UTF8” e anteriormente “LATIN1” era usado).

Observe também que agora, na árvore de origem, os arquivos “global/mkmap*.[hc]” foram movidos para o diretório “util”, deixando apenas os arquivos “global/mkmap_proxy.*” no diretório principal.

A lista de algoritmos padrão na configuração TLS exclui as cifras SEED, IDEA, 3DES, RC2, RC4 e RC5, o hash MD5 e os algoritmos de troca de chaves DH e ECDH, que são classificados como obsoletos ou não utilizados.

Das outras mudanças que se destacam no Postfix 3.8.0, temos os seguintes itens:

  • Ao especificar os tipos de criptografia “exportação” e “baixa” na configuração, o tipo “médium” agora é definido, pois a compatibilidade com as taxas de “exportação” e “baixo” foi suspensa no OpenSSL 1.1.1
  • Uma nova configuração foi adicionada para permitir o protocolo de negociação FFDHE (Finite-Field Diffie-Hellman Ephemeral) no TLS 1.3 quando compilado com o OpenSSL 3.0.
  • Para proteger contra ataques destinados a esgotar a memória disponível, cujas estatísticas são especificadas pelas diretivas “smtppd-client” e .smtpd-client..count. são adicionadas em termos de blocos de rede, cujo tamanho é especificado pelas diretivas “smtppd.client.ipv4.”prefix.” e .smtpd.clientip.
  • Proteção contra ataques foi adicionada que eles usam uma solicitação de renegociação de conexão TLS dentro de uma conexão SMTP já estabelecida para criar uma carga desnecessária da CPU.
  • Os comandos Postfix e postlog agora produzem uma saída de registro stderr mesmo quando o stderr não está conectado a um terminal. Isso elimina uma inconsistência e torna esses programas mais fáceis de usar em alguns procedimentos automatizados, um exemplo disso é ao capturar a saída do “status pós-p” para descobrir qual das instâncias está sendo executada ou não.

Para saber mais sobre essa versão do Postfix, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Postfix

O Postfix faz parte dos repositórios padrão da maioria das distribuições. Portanto, você pode instalar ou atualizar ele simplesmente usando a ferramenta de gerenciamento de pacotes do seu sistema Linux.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.