E foi lançado o PorteuX 1.8 com o Xfce 4.20, e muito mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.
PorteuX é uma distro Linux baseada no Slackware, inspirada no Slax e Porteus e disponível ao público gratuitamente. Seu principal objetivo é ser super rápido, pequeno, portátil (rodar a partir de um pen drive), modular e imutável (se o usuário quiser).
É pré-configurado para uso básico, incluindo aplicativos leves para cada um dos 7 ambientes de desktop (Cinnamon, GNOME, KDE Plasma, LXDE, LXQt, MATE e Xfce) disponíveis.
Nenhum navegador está incluído, mas uma loja de aplicativos é fornecida para que você possa baixar os navegadores mais populares, bem como outros aplicativos.
Agora, foi lançado o PorteuX 1.8.
Novidades do PorteuX 1.8
O PorteuX 1.8 baseado em Slackware foi lançado recentemente como o que parece ser a primeira distribuição GNU/Linux a ser lançada com o ambiente de desktop Xfce 4.20 lançado recentemente.
Enquanto grandes distros como Arch Linux, openSUSE Tumbleweed ou Fedora Linux ainda estão empacotando o ambiente de desktop Xfce 4.20 para seus usuários, o PorteuX 1.8 já o envia para aqueles interessados em experimentá-lo em seus computadores para descobrir os novos recursos e melhorias.
PorteuX 1.8 também é uma das primeiras distribuições GNU/Linux a oferecer uma imagem ISO ao vivo alimentada pela mais recente e melhor série de kernel Linux 6.12 LTS, que introduz novos recursos como suporte a “PREEMPT_RT” em tempo real, um novo agendador chamado sched_ext, mensagens de pânico DRM como códigos QR e suporte a Clang (incluindo LTO) para nolibc.
Os desenvolvedores disseram que:
“Este lançamento introduz o tão esperado Xfce 4.20, juntamente com atualizações para quase todos os ambientes de desktop. O kernel foi atualizado para 6.12.5, mas parece haver algumas regressões de desempenho upstream para usuários AMD em casos específicos, então se você tiver alguns desses problemas, você pode usar o kernel do PorteuX 1.7.”
PorteuX 1.8 também vem com um spin dedicado com o mais recente ambiente de desktop Cinnamon 6.4 do Linux Mint se você não puder esperar pelo lançamento do Linux Mint 22.1 no final deste mês.
Outras mudanças nesta versão incluem os ambientes de desktop GNOME 47.2, KDE Plasma 6.2.4, LXQt 2.1, LXDE 0.10.1 e MATE 1.28.2.
O instalador do PorteuX foi melhorado nesta versão para solicitar apenas direitos de administrador em vez de root. O mesmo vale para todos os scripts localizados em /opt/porteux-scripts.
Entre outras mudanças, o PorteuX 1.8 melhora o suporte para o Steam Deck, melhora o comando getpkg para permitir que o parâmetro -m
converta pacotes baixados em módulos xzm, melhora o arquivo boot/docs/install.txt para informar que zstd é necessário e melhora a remoção de 001 núcleos.
Além disso, esta versão corrige um problema com o recurso Night Light no spin do KDE Plasma, corrige um problema com extensões que não eram instaladas no spin do Cinnamon se 05-devel não estivesse ativado, corrige vm.max_map_count não sendo definido durante a inicialização, move as ferramentas bc e hwdata para 05-devel e remove o suporte para pastas mágicas, pois não foi totalmente implementado.
É claro que muitos pacotes foram atualizados para suas versões mais recentes em variantes estáveis e atuais dos repositórios upstream do Slackware.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o PorteuX 1.8
A imagem ISO do PorteuX 1.8 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux