PorteuX 1.7 lançado com o kernel 6.11, GNOME 47.1, e mais

E foi lançado o PorteuX 1.7 com o kernel 6.11, GNOME 47.1, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.

PorteuX é uma distro Linux baseada no Slackware, inspirada no Slax e Porteus e disponível ao público gratuitamente. Seu principal objetivo é ser super rápido, pequeno, portátil (rodar a partir de um pen drive), modular e imutável (se o usuário quiser).

É pré-configurado para uso básico, incluindo aplicativos leves para cada um dos 7 ambientes de desktop (Cinnamon, GNOME, KDE Plasma, LXDE, LXQt, MATE e Xfce) disponíveis.

Nenhum navegador está incluído, mas uma loja de aplicativos é fornecida para que você possa baixar os navegadores mais populares, bem como outros aplicativos.

Agora, foi lançado o PorteuX 1.7.

Novidades do PorteuX 1.7

PorteuX 1.7 lançado com o kernel 6.11, GNOME 47.1, e mais

Alimentado pela mais recente e melhor série de kernel Linux 6.11, o PorteuX 1.7 apresenta mudanças significativas em comparação com a versão 1.6 lançada no final de agosto de 2024, incluindo os ambientes de desktop GNOME 47.1 e KDE Plasma 6.2.1 e scripts de compilação experimentais para o desktop COSMIC baseado em Rust do System76, bem como o futuro ambiente de desktop Xfce 4.20.

A edição Xfce do PorteuX 1.7 apresenta o ambiente de desktop estável Xfce 4.18 por padrão e recebeu várias melhorias, como uma correção para um problema de notificação de “teclas fixas”, a capacidade de mostrar tamanhos de arquivo em binário, suporte para janelas lado a lado ao arrastá-las para a borda da tela, uma correção para evitar que extratores criem pastas inválidas e um novo atraso para mostrar ou ocultar o painel para 10 ms.

A edição PorteuX LXQt também foi aprimorada removendo o quadro azul em áreas focadas, a edição LXDE recebeu uma correção para um problema de erro/congelamento que ocorria ao arrastar um arquivo do gerenciador de arquivos Engrampa para o painel lateral do gerenciador de arquivos, e as edições GNOME e Cinnamon receberam várias alterações de pacote.

Sob o capô, o PorteuX 1.7 melhora a estrutura de pastas dos construtores de todos os ambientes de desktop, atualiza vários pacotes para serem construídos com o Clang (incluindo o kernel), acelera o processo de construção aprimorando o comando makepkg nos scripts de construção para evitar compactação, melhora o suporte ao PipeWire, melhora os sinalizadores GCC/Clang para usar LTO (otimização do tempo de link) e melhora a configuração do kernel para reduzir o tamanho sem sacrificar o desempenho.

Esta versão também melhora os scripts do conversor xzm para incluir uma sintaxe -o [caminho], move o vte de 002-gui para os ambientes de desktop que dependem dele, melhora a remoção em todos os módulos base, melhora as instruções de instalação e remove vários pacotes e serviços.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o PorteuX 1.7

A imagem ISO do PorteuX 1.7 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sair da versão mobile