E foi lançado o Porteus Kiosk 5 com kernel 5.4 LTS e muitas melhorias. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.
Porteus Kiosk é uma distribuição baseado no Gentoo. Ela é pequena, segura e projetada para implantar um software de quiosque em computadores de acesso público. Basicamente, esse sistema permite transformar um computador em um sistema de quiosque flexível e versátil.
Ele leva esse nome porque foi reduzido e confinado para permitir o uso de apenas um aplicativo – o navegador. Isso o torna ideal para ser usado em terminais de navegação, que são comumente chamados de quiosques.
Nessa distribuição, o navegador foi bloqueado para impedir que os usuários adulterem as configurações ou baixem e instalem programas. Quando o quiosque inicializa, ele abre automaticamente o browser para a página inicial preferida do usuário.
O histórico de navegação não é mantido, nenhuma senha é salva e muitos itens de menu foram desativados para aumentar a segurança.
Finalmente, quando o navegador é reiniciado, todos os caches são limpos e o navegador reabre com uma sessão limpa.
Já se passaram quase seis meses desde o último lançamento do Porteus Kiosk e a equipe liderada por Tomasz Jokiel orgulhosamente divulgou uma nova grande série do seu sistema, o Porteus Kiosk 5.
Novidades do Porteus Kiosk 5
O Porteus Kiosk 5.0 inclui grandes atualizações de software, começando com o kernel, que foi atualizado para a série Linux 5.4 suportada a longo prazo. O kernel do Linux 5.4.23 LTS está incluído nesta primeira versão da série 5.0, adicionando melhor suporte ao hardware mais recente e muitos outros benefícios.
Além disso, esta nova versão é fornecida com os navegadores Google Chrome 80.0.3987.122 e Mozilla Firefox 68.5.0 ESR. O navegador Firefox agora suporta a exibição de arquivos TIFF, o que requer que o parâmetro enable_file_protocol=yes
seja definido na configuração do quiosque.
Entre os novos recursos implementados no Porteus Kiosk 5.0, o primeiro assistente de configuração de execução agora permite definir a aceleração personalizada do mouse, bem como diferentes números de segundos para cada guia do navegador padrão exibida na tela do quiosque.
Agora, um servidor NTP remoto é usado para definir o relógio do sistema, o que garante que a hora correta seja exibida nos sistemas de quiosque que não são reinicializados regularmente, e o suporte para iniciar uma sessão de quiosque sem usar um teclado físico está disponível graças a um novo teclado virtual.
Esta versão também adiciona suporte para definir o nível de volume de todos os dispositivos de áudio presentes no sistema do quiosque e melhora as conexões VNC (cliente de rede virtual) implementando um sinalizador -noxdamage
no script de inicialização x11vnc.
Um tempo limite de 60 segundos foi implementado também ao usar o parâmetro halt_idle=
para impedir que o sistema do quiosque seja desligado.
Além disso, parece que o aplicativo independente Citrix agora funciona corretamente.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Porteus Kiosk 5
A imagem ISO do Porteus Kiosk 5 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
- Recuperando o boot do Linux (Grub), depois de instalar o Windows
- Como mudar o visual do Grub com o tema Vimix Grub
- Como instalar o Grub Customizer no Ubuntu e derivados
- Como esconder o menu de inicialização do Grub
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux