E foi lançado o Porteus 5.01 com oito versões de desktop e o Kernel 6.5. Conheça mais um pouco sobre ela e veja onde baixar a distro.
Porteus é uma distribuição que começou como um remix da comunidade do Slax, outro live CD baseado no Slackware, com o KDE 3 como a área de trabalho padrão para a edição i486 e um KDE 4 simplificado como o ambiente de trabalho para o tipo x86_64. O LXDE leve está disponível como um ambiente de desktop alternativo.
a
Demorou mais de um ano para Porteus ir de RC1 a RC2 para seu próximo lançamento 5.0, mas a nova versão da distribuição baseada em Slackware do projeto está finalmente pronta para teste.
Agora, a equipe do Porteus Linux anunciou o lançamento do Porteus Linux 5.01.
Novidades do Porteus 5.01
Baseado nos repositórios do Slackware 15.0 dos patches do Slackware-15.0 de 21 de setembro de 2023, o Porteus 5.01 recebeu um grande aumento no kernel em comparação com o Porteus 5.0, que era alimentado pelo kernel Linux 5.18, ou seja, o melhor e mais recente kernel Linux 6.5.
Isso fornecerá aos usuários que desejam instalar o Porteus em dispositivos mais recentes melhor suporte de hardware.
Porteus 5.01 também vem com um novo script chamado convertz para permitir a conversão de uma pasta de módulos compactados xz em módulos compactados zstd para aumentar o desempenho, módulos de driver NVIDIA 535 e 470 pré-construídos com suporte multilib e um novo tema inicial de inicialização.
Assim como o Porteus 5.0, a versão Porteus 5.01 está disponível em oito versões de desktop com ambientes gráficos KDE Plasma, GNOME, Xfce, Cinnamon, MATE, LXQt, LXDE e Openbox. No entanto, apenas a variante LXQt foi atualizada para a versão mais recente do LXQt 1.3.
Os demais sabores permanecem com suas versões de alguns anos atrás e receberam apenas pequenas alterações na interface.
Estes incluem GNOME 41.5, Cinnamon 5.2.7, MATE 1.26, Xfce 4.16, bem como KDE Plasma 5.23.5, que é acompanhado pelos pacotes de software KDE Frameworks 5.90 e KDE Gear 21.12.1.
Nos bastidores, o BusyBox foi atualizado da versão 1.35 para 1.36.1, junto com as outras libs e bins, o binário estático SysVinit foi atualizado para a versão 3.07, junto com o pacote Slackware correspondente para corresponder, e a pilha xcb-util foi movido para 002-xorg para suporte ao VirtualBox e para fornecer um uso mais integrado do módulo Qt5 com ambientes de desktop não-Qt.
Por último, mas não menos importante, Porteus 5.01 inclui o mais recente reprodutor de mídia MPV 0.36.0 e documentação atualizada de perguntas frequentes integradas sobre gerenciamento de pacotes.
Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.
Baixe e experimente o Porteus 5.01
A imagem ISO do Porteus 5.01 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.
Verifique se a imagem ISO está corrompida
Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida
Como gravar uma imagem ISO no Linux
Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux