Segundo os desenvolvedores envolvidos no projeto, finalmente o porte do Firefox para o Haiku OS está quase concluído.
Preparem-se, usuários do Haiku OS! Após um ano de trabalho duro, o primeiro porte do Firefox está quase concluído, prometendo uma experiência de navegação de primeira linha em breve.
Porte do Firefox para o Haiku OS está quase concluído
Em um marco significativo para a comunidade do Haiku OS, os desenvolvedores anunciaram que o primeiro porte do navegador Mozilla Firefox para o Haiku está quase concluída.
Esta conquista marca mais de um ano de esforço dedicado e sinaliza uma grande melhoria nas capacidades de navegação na web para usuários deste sistema operacional de nicho.
Para usuários não familiarizados, esclarecemos que o Haiku é um sistema operacional gratuito e de código aberto que é um descendente direto do BeOS, um sistema operacional originalmente projetado em meados da década de 1990. Ele foi projetado para ser simples, eficiente e fácil de usar.
Para resumir em poucas palavras, pode-se dizer que o Haiku fornece uma interface old school com nova velocidade tecnológica.
Infelizmente, ao longo dos anos, o sistema operacional ficou significativamente atrás de seus concorrentes restantes em face do Windows, macOS e Linux. Hoje, ele é usado principalmente por entusiastas de tecnologia como um sistema operacional de nicho.
Outro fator importante que impede a adoção mais ampla do Haiku OS entre os usuários é a falta de aplicativos.
Atualmente, é impossível atingir um público amplo sem um sistema operacional que ofereça a gama completa de aplicativos de desktop que o usuário médio de computador usa para realizar suas atividades diárias. E é aí que o Firefox entra.
Hoje, o Haiku OS usa o WebPositive como seu navegador padrão, com alternativas como Epiphany e Falkon também disponíveis.
Embora ele faça o trabalho, ele não corresponde aos recursos, padrões e experiência do usuário de líderes de ponta como Google Chrome e Mozilla Firefox. No entanto, há ótimas notícias no horizonte.
Em um anúncio emocionante nos fóruns do Haiku, um dos desenvolvedores do sistema operacional postou uma mensagem de que conseguiu portar o Firefox. A captura de tela exibida no inicio deste artigo é da versão 128.
Esta é realmente uma grande notícia. Depois de tantos anos, os usuários do Haiku OS podem finalmente contar com um navegador web moderno, um dos aplicativos essenciais para qualquer sistema operacional de desktop.
Embora seja emocionante, é importante notar que o Firefox ainda não está disponível como um pacote pronto para instalação no Haiku OS. Este desenvolvimento é mais uma prova de conceito neste estágio, com um lançamento adequado planejado para o futuro.
Os usuários mais entusiasmados podem tentar construí-lo a partir do código-fonte, embora isso possa ser realmente desafiador para o usuário médio. Além disso, seu sistema deve ter memória e núcleos de CPU suficientes para lidar com esta tarefa.
De qualquer forma, a introdução do Firefox traz mais do que apenas um aplicativo adicional para o Haiku OS; representa um passo significativo para tornar a plataforma mais acessível e atraente para novos usuários.
E isso é ótimo. Então, parabéns aos desenvolvedores do Haiku OS que fizeram isso acontecer!