E foi lançado o Portainer 2.21 como a primeira versão LTS. Confira as novidades dessa importante atualização.
O Portainer é uma ferramenta amplamente reconhecida para gerenciamento de aplicativos em contêineres. Ele é uma plataforma universal de gerenciamento de contêineres
O suporte a vários clusters e dispositivos do Portainer significa que você pode gerenciar ambientes de qualquer tipo, em qualquer lugar (Docker e Kubernetes, em execução em laptops de desenvolvimento, no seu DC, na nuvem ou na borda) e não exigimos que você execute nenhuma distribuição específica do Kubernetes.
O Portainer Community Edition (CE) é a base e é um poderoso conjunto de ferramentas de código aberto que permite que você crie e gerencie facilmente contêineres no Docker, Docker Swarm, Kubernetes e Azure ACI.
Já o Portainer Business Edition (BE) é nossa oferta comercial. Com recursos voltados para empresas e organizações maiores, como Role-Based Access Control, gerenciamento de registro e suporte dedicado.
Agora, o projeto lançou sua versão mais recente, 2.21, introduzindo o conceito de Suporte de Longo Prazo ao pacote Portainer.
Novidades do Portainer 2.21
Projetada para ser a espinha dorsal da sua infraestrutura de missão crítica, esta versão LTS solidifica os recursos existentes em vez de introduzir novos. Esta estratégia garante que tudo da versão anterior do Suporte de Curto Prazo (STS), versão 2.20, opere de forma integrada e segura.
Uma estrutura de menu reformulada está entre as primeiras coisas que você notará na nova versão.
Esta reformulação visa simplificar a navegação, tornando mais simples para novos usuários mergulharem na conteinerização, ao mesmo tempo em que aprimora o fluxo de trabalho para especialistas, especialmente aqueles que trabalham em ambientes Kubernetes.
No lado do desempenho, o Portainer integrou cache adicional e mudou mais componentes para a estrutura React para acelerar o carregamento da página.
Esta versão também introduz uma alternância para cache de dados front-end no Kubernetes, configurável por meio de contas de usuário, garantindo que informações cruciais sejam priorizadas em relação a dados menos imediatamente necessários.
Além disso, o Portainer 2.21 traz suporte experimental para atividade de streaming e logs de autenticação para sistemas externos de Gerenciamento de Informações e Eventos de Segurança (SIEM).
Esse recurso facilita a conformidade e o monitoramento sem a necessidade de soluções de API personalizadas.
Além disso, várias interfaces adicionaram novos botões para atualizar indicadores de atualização de imagem, fornecendo insights em tempo real sobre os status do contêiner.
A nova versão também expande o intervalo de objetos Kubernetes gerenciáveis com novas seções de IU para gerenciar funções e vinculações de cluster. Os administradores agora podem impor acesso restrito aos segredos do Kubernetes, reforçando a segurança no ambiente do cluster.
O Portainer 2.21 aprimora significativamente os recursos de computação de ponta. O novo recurso Edge Templates permite fácil implantação de aplicativos usando modelos predefinidos ou personalizados diretamente da IU.
Uma nova função Edge Administrator também foi introduzida, fornecendo controle granular sobre recursos de edge sem privilégios administrativos completos.
Mas o Portainer 2.21 não se trata apenas de novos recursos — ele também inclui atualizações para binários e bibliotecas de terceiros para abordar vulnerabilidades de segurança e melhorar o desempenho.
O suporte para as versões mais recentes do Kubernetes garante compatibilidade com implantações atuais e futuras, e a integração da funcionalidade Helm no sistema principal de aplicativos simplifica as operações do Kubernetes.
Para saber mais sobre essa versão do Portainer, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Portainer
Para instalar a versão mais recente do Portainer nas principais distribuições Linux, leia a documentação do Portainer.