Aguardado por muitos, principalmente por causa da atualização do seu desktop, o Pop!_OS 24.04 Alpha 1 com COSMIC DE chegará em 8 de agosto.
Sim. O primeiro alfa do Pop!_OS 24.04 está agendado para lançamento em 8 de agosto. Então, se você está contando os dias até poder experimentar o novo ambiente de desktop COSMIC em primeira mão… Bem, continue contando até então!
Pop!_OS 24.04 Alpha 1 com COSMIC DE chegará em 8 de agosto
É isso mesmo! Pop!_OS 24.04 Alpha 1 com COSMIC DE chegará em 8 de agosto. Ele será baseado no Ubuntu 24.04 LTS e herdará muitas das melhorias fundamentais que os engenheiros da Canonical e desenvolvedores do Ubuntu implementaram.
Além disso, estará o novo ambiente de desktop COSMIC, seus novos aplicativos internos (gerenciador de arquivos, terminal, hub de software, etc.) e todos os outros enfeites e habilitações do System76 (incluindo suporte de primeiro nível para seus próprios laptops e desktops, claro).
Mas COSMIC será a verdadeira estrela.
A System76 revelou a marca oficial COSMIC DE para seu novo desktop no mês passado, indicando na época que um primeiro alfa era esperado no final de julho – o que aparentemente caiu, já que o fundador do System76, Carl Richell, anunciou a data de agosto no X.
Ao relatar esse anúncio, observei que COSMIC está “preparando-se para ser algo verdadeiramente fora deste mundo, combinando design moderno com navegação intuitiva, abraçando a personalização e aproveitando ao máximo [ser construído em Rust]”.
Se os usuários do Linux acabam ou não usando o COSMIC como seu driver diário é indiscutivelmente um adeus. O entusiasmo e a boa vontade pelo esforço dentro da comunidade Linux são incríveis, e mais desenvolvimento, exploração e idealização são algo positivo.
Como um simples esforço de engenharia, criar um ambiente de desktop completo, aplicativos principais e inicializar um ecossistema (já crescente) para que os desenvolvedores da comunidade agreguem valor é impressionante e promissor.
No dia 8 de agosto, os intrépidos testadores poderão sentir isso em primeira mão.
Ainda assim, será uma versão alfa. E não espere por um mundo completo.
Recursos ausentes, arestas na interface do usuário, peculiaridades de desempenho, etc. estarão presentes, mas fornecem uma oportunidade importante para os usuários testarem, enviarem feedback, contribuírem com código, se inspirarem e geralmente ajudarem a levar as coisas adiante.