E foi lançado o Polychromatic 0.8 um novo editor de faixa de DPI, e muito mais. Confira as novidades e veja onde baixar para instalar.
Polychromatic é uma ferramenta gráfica de código aberto para configurar periféricos RGB (Razer apenas por agora) no Linux.
Ele pode ser usado para ajustar periféricos Razer (*) no Linux, desde a configuração de DPI e taxa de pesquisa até o controle de efeitos de iluminação e muito mais. Isso é feito usando OpenRazer como back-end, que suporta periféricos como o Razer BlackWidow (Chroma, Elite, Chroma v2, Essential, Lite, Stealth, etc.) teclados, Razer DeathAdder (3500, Chroma, Elite, Essential), Mamba ou Naga ratos, fones de ouvido, teclados de laptop e muito mais.
Veja aqui uma lista de dispositivos compatíveis.
Agora, esse utilitário, recebeu uma nova atualização, o Polychromatic 0.8.
Novidades do Polychromatic 0.8
Se há algumas semanas informamos o lançamento do OpenRazer 3.5, a nova versão do software para dispositivos Razer, tivemos que completar o círculo com Polychromatic 0.8, a interface do referido software, que por algum motivo se tornou independente com sua versão anterior , mas certamente funciona melhor junto com este.
Na verdade, vale a pena notar que tanto o OpenRazer quanto o Polychromatic são desenvolvimentos da comunidade de código aberto para oferecer suporte aos produtos Razer no Linux.
Como você sabe, a Razer é uma empresa importante no setor de jogos que vende de laptops a mouses, teclados, fones de ouvido… Mas ela pula completamente o Linux, por isso quem usa Linux deve pular a Razer e optar por marcas mais amigáveis.
Porém, você já sabe como tudo funciona por aqui e se Maomé não vai para a montanha, a montanha vai para Maomé.
É assim que projetos como o Piper, que suporta mouses da Logitech, GSkill, Roccat e Steelseries; ou este Polychromatic que nos preocupa e que se dedica a melhorar as funcionalidades do OpenRazer, alargando a sua funcionalidade a ratos, teclados e outros dispositivos da marca com RGB na vanguarda.
Mas, cuidado, como Piper, OpenRazer e Polychromatic, eles não se reduzem a permitir que você controle a iluminação RGB dos dispositivos também.
Sua implementação – por meio de engenharia reversa – abrange outros aspectos, como resolução do mouse, teclas de função em teclados e muito mais.
E, claro, uma vez configuradas essas coisas, é melhor fazê-lo com uma interface simples e visual, se possível. É para isso que serve a Policromática.
Na verdade, o Polychromatic pode funcionar independentemente do OpenRazer, embora de uma forma muito mais limitada.
O OpenRazer, por sua vez, funciona através da linha de comando, mas existem interfaces gráficas que podem ser colocadas em cima e o Polychromatic é o mais avançado.
Entende? Você instala o OpenRazer primeiro, depois o Polychromatic e até onde você for.
A novidade do Polychromatic 0.8 é um novo editor de faixa de DPI com a capacidade de sincronizar com botões DPI de hardware em mouses compatíveis.
Isso e melhorias no suporte a modelos específicos de mouses, teclados e outros “periféricos”, como a base Chroma, são os destaques deste lançamento.
Para saber mais sobre essa versão do Polychromatic, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Polychromatic nas principais distribuições Linux, siga as instruções dessa paǵina.
É importante notar que as compilações diárias Polychromatic/compilações git mais recentes estão disponíveis há algum tempo para várias distribuições Linux, como um PPA para Ubuntu/Linux Mint e um pacote AUR para Arch Linux/Manjaro.
Portanto, se você estava usando esses pacotes, esta interface atualizada não é algo novo para você, mas esta é, no entanto, uma nova versão estável importante.