E foi lançado o Polychromatic 0.7.0 com interface de usuário revisada, e muito mais. Confira as novidades e veja onde baixar para instalar.
Polychromatic é uma ferramenta gráfica de código aberto para configurar periféricos RGB (Razer apenas por agora) no Linux.
Ele pode ser usado para ajustar periféricos Razer (*) no Linux, desde a configuração de DPI e taxa de pesquisa até o controle de efeitos de iluminação e muito mais. Isso é feito usando OpenRazer como back-end, que suporta periféricos como o Razer BlackWidow (Chroma, Elite, Chroma v2, Essential, Lite, Stealth, etc.) teclados, Razer DeathAdder (3500, Chroma, Elite, Essential), Mamba ou Naga ratos, fones de ouvido, teclados de laptop e muito mais.
Veja aqui uma lista de dispositivos compatíveis.
Agora, esse utilitário, recebeu seu primeiro novo lançamento estável em 3 anos, o Polychromatic 0.7.0.
Novidades do Polychromatic 0.7.0
Polychromatic 0.7.0 vem com uma interface de usuário revisada que inclui um editor de efeitos e suporte aprimorado para o hardware OpenRazer mais recente.
Até esta versão, o Polychromatic era compatível apenas com dispositivos OpenRazer, sendo esta uma dependência “rígida”.
Porém, esse não é mais o caso e, embora o Polychromatic ainda suporte o OpenRazer, agora você pode executar essa ferramenta sem o OpenRazer instalado, mas com funcionalidade limitada.
O objetivo é tornar o Polychromatic independente de fornecedores, e não apenas para dispositivos Razer.
Para fazer isso, o plano é adicionar suporte para novos back-ends como OpenRGB (que oferece suporte a muitas marcas de periféricos, incluindo aqueles de fabricação de módulos de GPU, MB e RAM), phue (para suporte Philips Hue) e possivelmente outros.
Polychromatic 0.7.0 vem com uma interface de usuário revisada, com o aplicativo principal agora sendo baseado em PyQt5 em vez de WebKitGTK.
Os desenvolvedores mencionam que a aparência pode parecer semelhante, mas este não é mais um aplicativo web híbrido e, em vez disso, é um aplicativo de desktop tradicional.
Com essa reformulação, há muitos elementos novos e atualizados, incluindo uma nova guia e interface de barra lateral, nova caixa de diálogo de preferências, etc.
Há também um novo Editor de efeitos que pode ser usado para criar seus próprios efeitos de luz estáticos e animados para qualquer dispositivo com LEDs endereçáveis individualmente (imagem por meio das notas de lançamento policromáticas):
Para alguns dispositivos selecionados, o Polychromatic vem com gráficos de dispositivo integrados para o Editor de Efeitos, como Razer BlackWidow Chroma e Elite, Razer Mamba Elite e Tournament Edition, Razer Blade Stealth, Blade e Brade Pro e alguns outros.
O suporte do dispositivo também foi aprimorado com esta versão. O Polychromatic 0.7.0 adiciona suporte para hardware com vários horizontes (incluindo o logotipo, a roda de rolagem e os estados de carregamento da bateria), bem como suporte para o status da bateria, modos de espera e de baixo consumo de energia.
Polychromatic 0.7.0 vem com muitas outras mudanças, como uma bandeja atualizada (que agora você pode definir para usar o ícone de status GTK (legado)), nova opção para iniciar o aplicativo na inicialização do sistema com um atraso e muito mais.
Para saber mais sobre essa versão do Polychromatic, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar
Para instalar a versão mais recente do Polychromatic nas principais distribuições Linux, siga as instruções dessa paǵina.
É importante notar que as compilações diárias policromáticas/compilações git mais recentes estão disponíveis há algum tempo para várias distribuições Linux, como um PPA para Ubuntu/Linux Mint e um pacote AUR para Arch Linux/Manjaro.
Portanto, se você estava usando esses pacotes, esta interface atualizada não é algo novo para você, mas esta é, no entanto, uma nova versão estável importante.