Podman Desktop 1 lançado com integração nativa ao Kubernetes

E foi lançado o Podman Desktop 1 com integração nativa ao Kubernetes. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

Podman Desktop é um aplicativo que permite que você gerencie o Podman e outros mecanismos de contêiner a partir de uma única interface do usuário e bandeja.

Crie, execute e gerencie contêineres: Crie imagens do Containerfile ou Dockerfile, extraia imagens de registros remotos, iniciar, parar, reiniciar contêineres e pods, obtenha facilmente um terminal em seu contêiner, inspecione os logs do contêiner, envie imagens para registros OCI, implante e teste imagens no Kubernetes e ajuste várias opções de configuração.

Gerenciar registros OCI; adicionar, editar ou excluir registros, defina suas configurações de proxy (trabalho em andamento), configurar CPU, memória e disco de máquinas Podman (trabalho em andamento), lidar com vários mecanismos de contêiner ao mesmo tempo (Podman, Docker, Lima…) e você também pode trazer novos recursos com plug-ins do Podman Desktop ou extensões do Docker Desktop.

E, nesta semana no Red Hat Summit, foi lançado o Podman Desktop 1.0 como uma ferramenta de gerenciamento de contêiner semelhante ao Docker Desktop.

Novidades do Podman Desktop 1

Podman Desktop 1 lançado com integração nativa ao Kubernetes

O Podman Desktop 1.0 marca a disponibilidade geral dessa maneira conveniente de gerenciar contêineres e trabalhar com o Kubernetes em uma máquina local a partir de uma interface do usuário agradável.

Um dos recursos exclusivos do Podman Desktop é sua integração com o Red Hat OpenShift Local, que permite aos usuários desenvolver e testar aplicativos localmente usando as mesmas imagens de contêiner e ambiente que fariam em um ambiente de produção no Red Hat OpenShift.

Isso significa que você pode garantir que seus aplicativos serão executados sem problemas em um ambiente OpenShift antes de implantá-los.

O OpenShift Local é essencialmente um cluster OpenShift de nó único executado localmente na máquina do desenvolvedor. Ele é baseado na mesma tecnologia do OpenShift e fornece um ambiente consistente para desenvolver e testar aplicativos.

O Podman Desktop 1.0 inclui uma extensão para OpenShift Local, que você pode instalar a partir do painel ou Configurações (Figura 4).

O Podman 1.0 oferece suporte ao gerenciamento de vários contêineres, integra-se nativamente ao Kubernetes, oferece suporte a vários recursos empresariais e pode ser facilmente estendido.

A Red Hat planeja continuar melhorando o Podman Desktop, incluindo a adição de mais recursos do Kubernetes.

Para saber mais sobre essa versão do Podman Desktop, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Podman Desktop

Para instalar a versão mais recente do Podman Desktop nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Podman Desktop no Linux via Flatpak

Deixe um comentário

Sair da versão mobile