E foi lançado o Podman 5 com grandes atualizações para Windows e Mac. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.
O Podman (Pod Manager tool) foi lançado há alguns anos como uma alternativa tímida ao Docker que, no entanto, não parou de crescer e atrair seguidores, principalmente entre usuários de sistemas Red Hat e SUSE, por ser um software nativo, open source e bem integrado com tecnologias como systemd, cgroups ou outras típicas do ambiente Linux.
Assim como o Docker, o Podman permite desenvolver, gerenciar e executar contêineres, pods e imagens de contêiner.
Mas ao contrário do Docker, o Podman é fornecido com todos os seus recursos abertos, sem limitações de funcionalidade sujeitas a extensões pagas. Além disso, o Podman fornece uma interface compatível com o Docker.
E não apenas isso, se há algo que caracteriza o Podman, é o seu papel de engine de container sem daemon, ou seja, ele não precisa de um serviço centralizado ou outros processos secundários para funcionar: ele só consome quando um container está rodando; além de permitir a criação de containers com ou sem root, graças à sua integração com o Buildah.
Agora, o Podman 5 é a nova versão desse mecanismo de contêiner cada vez mais popular originalmente desenvolvido pela Red Hat e um dos principais expoentes da OCI (Open Container Initiative) da The Linux Foundation.
Novidades do Podman 5
Sim. O Podman 5.0 foi lançado, marcando a primeira grande atualização do inovador mecanismo de contêiner em dois anos.
Graças a uma revisão completa do código e melhorias significativas no suporte ao hipervisor, esta versão representa um marco importante, especialmente para usuários de plataformas Windows e Mac.
O destaque do Podman 5.0 é, sem dúvida, a revisão completa dos comandos da máquina podman. Esta funcionalidade permite que os usuários iniciem uma máquina virtual Linux em sistemas Windows e Mac, permitindo-lhes executar contêineres Linux perfeitamente.
A reescrita não apenas melhora o desempenho e a estabilidade, mas também aprimora o compartilhamento de código entre diferentes provedores de VM, simplificando futuras manutenções e atualizações.
Além disso, foi introduzido suporte para o hipervisor Apple no Mac, aumentando significativamente a estabilidade, os tempos de inicialização e o desempenho de compartilhamento de arquivos.
Um recurso de conveniência notável, o novo comando podman machine reset, torna mais fácil do que nunca remover VMs gerenciadas pelo Podman.
Além disso, esta versão traz melhorias no manuseio do arquivo de configuração “containers.conf”, garantindo que as modificações do usuário sejam preservadas.
O Podman 5.0 também vem com alterações e descontinuações significativas para refinar a experiência do usuário. Uma atualização importante é a adoção do Pasta como back-end padrão para redes sem raiz, uma decisão impulsionada por seu desempenho superior.
A mudança do back-end do banco de dados BoltDB em favor do SQLite, iniciada no Podman versão 4.9, foi consolidada, oferecendo maior estabilidade para novas instalações.
As mudanças de rede do Podman 5 também são dignas de nota. A maioria das plataformas não oferece mais suporte à rede CNI; em vez disso, eles usam o Netavark, a pilha de rede do próprio Podman, que promete atender ou exceder as capacidades da CNI.
Outra área crítica de melhoria é a compatibilidade do Docker. O Podman 5.0 introduz vários ajustes para garantir uma interoperabilidade mais suave com o Docker, como modificar a saída do podman inspecionar para se alinhar mais de perto com sua contraparte do Docker.
Além disso, o Podman 5.0 descontinua o suporte para cgroups v1, abrindo caminho para um futuro onde a execução em sistemas sem cgroups v2 não será possível, alinhando-se ainda mais com o foco das distribuições Linux modernas em segurança e gerenciamento de recursos.
Por fim, o Podman 5 repleto de melhorias, incluindo novas tentativas configuráveis para pulls e pushs de imagens, novos recursos para unidades e pods de modelo com suporte para Quadlet e inúmeras correções de bugs.
Para saber mais sobre essa versão do Podman, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o Podman
Para instalar ou compilar o Podman, consulte as instruções de instalação no site oficial do software.