Plugin Snap para o GNOME Software será desativado no Fedora

Apareceu um borrão nos planos da Canonical de tornar o Snap um padrão de distribuição de pacotes no Linux: Plugin Snap para o GNOME Software será desativado no Fedora.

O principal responsável pelo reconhecimento e parcial gerenciamento de pacotes Snap dentro do GNOME Software pode estar com seus dias contados, ao menos, no Fedora.

Plugin Snap para o GNOME Software será desativado no Fedora
Plugin Snap para o GNOME Software será desativado no Fedora

Plugin Snap para o GNOME Software será desativado no Fedora

O plugin Snap para o GNOME Software está sendo “desativado” no Fedora 31, o próximo grande lançamento da distribuidora.

Richard Hughes, da Red Hat, anunciou a mudança na lista de discussão de desenvolvedores do Fedora, citando vários problemas com o QA dos plug-ins e a utilidade a longo prazo.

Neal Gompa, que mantém o pacote Snap no Fedora, diz que a decisão o ‘surpreendeu’.

Diantes disso, a pergunta que fica é: Por que o Fedora está fazendo isso?


Bem, a qualidade do código e as preocupações sobre o impacto que o plugin tem na experiência geral do usuário do GNOME Software são citados por Hughes:

“O plugin de snap existente não está muito bem testado e eu não quero ser o responsável quando ele quebra. No momento, ativar o plug-in snap faz com que o UX geral do gnome-software seja degradado, já que todas as consultas de pesquisa também são roteadas por meio do snapd, em vez de serem manipuladas no mesmo processo.”

“O design do snapd também significa que os pacotes são atualizados atrás do gnome-software, e por isso é muito difícil fazer qualquer coisa útil na interface do usuário, ou fazer com que coisas como dados medidos funcionem corretamente. Ainda não há suporte a sandboxing anos depois de prometido, o que significa que, no Fedora, executar um snap não é mais seguro do que “wget ​​-O – URL | bash […] ao contrário de Flatpak.”

Também considerando a decisão está a palavra de que a Canonical está trabalhando em seu próprio aplicativo de loja Snap-only sob medida, com Hughes revelando que: “…os desenvolvedores atualmente designados para trabalhar no GNOME Software foram reatribuídos para trabalhar no Snap Store”.

No papel, isso pode parecer uma notícia assustadoramente grande, mas, na realidade, poucos usuários do Fedora serão afetados.

O Fedora, não envia ou habilita o pacote gnome-software-plugin-snap por padrão.

E, embora a desativação desse complemento específico torne mais difícil para os usuários do Fedora Snap instalarem aplicativos Snap usando o GNOME Software, isso não remove a capacidade de instalar aplicativos Snap no Fedora – que é um ponto importante a ser enfatizado.

É verdade que essa decisão deixa um pequeno impacto nos esforços da Canonical para promover aplicativos Snap como um formato de distribuição cruzada.

Mas enquanto o pacote principal snapd permanecer disponível, os usuários do Fedora podem instalar aplicativos Snap usando a linha de comando (e, quando prontos e disponibilizados, o novo aplicativo “Snap Store da Canonical”).

A questão é: Esta decisão de desabilitar o plugin Snap no Fedora 31 a respeito de nada, ou adiciona peso à afirmação de que a comunidade de software livre está fechando ranks no Snap como um formato?

O que você acha? Deixe sua opinião nos comentários!

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.