Depois de muito tempo sem atualizações, finalmente foi lançado o PlayOnLinux 4.3 com algumas mudanças sob o capô. Confira as novidades e veja como instalar.
- Como instalar a interface do Wine WineZGUI no Linux via Flatpak
- Como instalar o cliente GOG Minigalaxy no Linux via Flatpak
- Como instalar o Playonlinux no Linux manualmente
O PlayOnLinux traz uma solução gratuita, acessível e eficiente para este problema, pois ele permite que você instale e use facilmente inúmeros aplicativos e jogos projetados para funcionar com o Microsoft Windows.
O programa é uma interface simplificada para o Wine, e por isso, você precisa ter ele instalado.
É claro, nem todos os aplicativos e jogos são suportados, entretanto, você pode usar o módulo de instalação manual para tentar resolver isso.
Para conhecer os aplicativos e jogos projetados para funcionar com o Microsoft Windows que funcionam no PlayOnLinux, consulte essa lista.
Novidades do PlayOnLinux 4.3
Dentre os recursos que foram implementados nesta nova versão, vale destacar que o Wine esse complemento do Wine está sendo desenvolvido para organizar a execução dos populares jogos para Windows.
Com isso, os desenvolvedores pretendem fornecer uma interface gráfica que automatiza a configuração do ambiente Wine e simplifica a instalação dos jogos.
Com isso, os desenvolvedores pretendem fornecer uma interface gráfica que automatiza a configuração do ambiente Wine e simplifica a instalação dos jogos.
O código do projeto é escrito em bash e Python e é distribuído sob a licença GPLv3. O ramo de teste 5.0 foi reescrito em Java e está sendo desenvolvido como parte do projeto Phoenicis.
Phoenicis é um software completamente reescrito que tem como objetivo apresentar todos os recursos do PlayOnLinux 3 e 4 (também conhecido como Arietis).
Esta nova plataforma é descentralizada, baseada no Git, e aprimora o mecanismo de script do PlayOnLinux. A versão atual do PlayOnLinux 5.0 Alpha suporta cerca de 135 jogos diferentes.
O PlayOnLinux 4.3 melhora a compatibilidade com telas de alta densidade de pixels (HiDPI) e garante compatibilidade com a infra-estrutura de criação automática (winebuild) do Wine desenvolvida para o projeto Phoenicis (PlayOnLinux 5).
O novo winebuild usa o Docker, é escrito em Python e não está vinculado a sistemas operacionais específicos. O serviço de montagem do Wine usado no PlayOnLinux 4 foi descontinuado.
Para saber mais sobre essa versão do PlayOnLinux, acesse a nota de lançamento.
Como instalar ou atualizar o PlayOnLinux
Para instalar a versão mais recente do PlayOnLinux nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o Playonlinux no Linux manualmente
Como instalar o Playonlinux no Ubuntu e derivados
O que está sendo falado no blog
- PlayOnLinux 4.3 lançado – Confira as novidades e instale
- Google removeu 13 aplicativos maliciosos da Play Store disfarçados de jogos
- IBM deve manter a cultura de código aberto intocada, diz executivo da Red Hat
- Shadow of the Tomb Raider chegará ao Linux e Mac em 2019
- FreeNAS 11.2 RC 2 lançado – Confira as novidades e baixe
- Total War: WARHAMMER II para Linux e macOS lançado